Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

É possível aliar a fé à razão

Reacção do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa ao «Prémio Pessoa 2009»
Após o anúncio do «Prémio Pessoa 2009» atribuído a D. Manuel Clemente, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realçou à Agência ECCLESIA que a Igreja em Portugal deve “sentir-se orgulhosa” pelo prémio ao bispo do Porto.

Depois de lhe endereçar os parabéns, D. Jorge Ortiga sublinha que o galardão é “o reconhecimento público do mérito, do seu trabalho, competência e honestidade intelectual”. A clareza das ideias e a capacidade de intervenção do bispo do Porto foram também qualidades apontadas pelo presidente da CEP. “Tem uma cultura devidamente fundamentada e alicerçada no conhecimento da História” – frisou.

Para os bispos, D. Manuel Clemente é o “testemunho inequívoco como é possível aliar a fé à razão”. E adianta: “no seguimento do trabalho que Bento XVI tem vindo a realizar”.

A paixão de D. Manuel Clemente pela “identidade de Portugal” é conhecida. O presidente da CEP afirma que este prémio traz uma “maior responsabilidade” à Igreja. Neste período de mudança cultural, D. Jorge Ortiga salienta que “não nos podemos resignar ao facto de a Igreja ter sido geradora de cultura, mas interpretar esta distinção com um maior compromisso”.

No próximo Conselho Permanente da CEP – a realizar dia 15 deste mês, em Fátima – os trabalhos começam com os parabéns ao galardoado com o «Prémio Pessoa 2009». “Iremos testemunhar-lhe a nossa gratidão e procuraremos ser dignos deste trabalho que é de suma importância para o país” – frisou D. Jorge Ortiga.

(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários: