D. Manuel Clemente, bispo do Porto, é o vencedor do Prémio Pessoa. É o primeiro homem da Igreja a ser distinguido em 22 anos de vida do maior prémio português.
Manuel José Macário do Nascimento Clemente, 61 anos, bispo do Porto desde 2007, é o vencedor do Prémio Pessoa 2009, uma iniciativa do Expresso patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos e que visa distinguir a personalidade nacional que se tenha destacado no corrente ano.
A notícia foi dada hoje na habitual conferência de imprensa do júri do Prémio Pessoa, que ainda decorre no Palácio de Seteais. Francisco Pinto Balsemão e Faria de Oliveira presidem ao júri, que distingue com 60 mil euros o vencedor deste galardão.
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, D. Manuel Clemente foi membro da equipa formadora do Seminário dos Olivais, de que chegou a ser vice-reitor e reitor. Bispo auxiliar de Lisboa até 2007, foi nesse ano designado por Bento XVI para a diocese do Porto.
Interveniente e comunicativo é uma das vozes mais ouvidas da Igreja católica portuguesa. No ano passado, foi o primeiro bispo português a usar o YouTube para transmitir a mensagem de Natal.
(Fonte: Expresso online)
Parabéns igualmente ao Expresso responsável desta iniciativa desde o seu início. Este ano o júri era composto por António Barreto, Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Baião e Rui Vieira Nery.
Sem comentários:
Enviar um comentário