Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Verbos difíceis de conjugar

Recomeçar é um dos verbos mais difíceis de conjugar. Recomeçar as aulas, recomeçar as rotinas ou recomeçar a trabalhar custa sempre mas o mais difícil nem é a rentrée. O pior é recomeçar a partir das próprias fraquezas, dos erros no passado e daquilo que em nós se repete e nos faz desanimar por ser mais do mesmo e nos revelar na repetição das nossas misérias. Tolentino Mendonça, padre, poeta e tradutor dos padres do deserto, diz que felizmente há uma manhã em cada dia a partir da qual tudo é possível. Uma manhã no sentido literal e metafórico em que podemos sempre recomeçar. Este sentido inaugural, aliás, serve crentes e não crentes. Serve para tudo, até para a política e para os políticos.

Recomeçar a partir das vitórias e conquistas parece fácil mas as aparências iludem e quem ganha hoje pode voltar a perder amanhã, assim como quem perdeu ontem pode ganhar noutro dia mais à frente.

Recomeçar depois das derrotas e dos fracassos, das críticas mais ou menos contundentes dos analistas, dos cansaços e frustrações no terreno, pode ser extraordinariamente penoso. A boa notícia é que vale sempre a pena recomeçar até porque este verbo tem um potencial de conjugação invulgarmente positivo. Há outros verbos difíceis mas ficam para outras crónicas. Jornalista

http://laurindaalves.blogs.sapo.pt


Laurinda Alves

(Fonte: jornal “i” online do dia 15.09.2009)

Sem comentários: