Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Cardeal de Praga e as expectativas sobre a visita do Papa


De 26 a 28 de Setembro Bento XVI irá ao coração da Europa para visitar a República Checa. Durante a sua viagem fará etapa na capital Praga e nas cidades de Brno e Stará Boleslav, onde participará da festa nacional do padroeiro, São Venceslau. Mas qual é o estado das acções pastorais entre os fiéis na República Checa, que nestes dias celebra os 20 anos do fim do regime comunista e do renascimento pacífico da democracia? Quem nos fala é o cardeal Miloslav Vlk, arcebispo de Praga:

“Durante os 40 anos de comunismo, a actividade da Igreja era toda controlada e somente os sacerdotes podiam desenvolver actividades por conta da Igreja. Os leigos não podiam colaborar, não podiam fazer actividade apostólica e pastoral, porque era proibida e controlada. Somente depois da queda do comunismo se abriu um espaço para a actividade da Igreja. Era necessário activar e reavivar as actividades e a participação dos leigos na actividade pastoral e apostólica da Igreja. Era uma tarefa difícil mover também os sacerdotes a colaborar com os leigos e sobretudo atrair os leigos para as actividades da Igreja. Isso parece-me, que aos poucos, foi adiante mas não creio que a situação seja verdadeiramente a ideal. Pois a situação da sociedade secularizada tem necessidade do testemunho de vida, então antes de tudo é necessário viver o Evangelho, fazer experiência e depois testemunhar. E isso ainda não se realizou totalmente. É ainda a nossa lacuna e a nossa perspectiva”.

Quais são, ao invés, as expectativas na véspera da visita do Santo Padre?

“Esperamos o Santo Padre há mais de um ano, quando surgiu a possibilidade de uma sua viagem. Eu visitei os grandes povos, os grandes Estados, e nós somos um pequeno povo, um pequeno Estado no coração da Europa. Então para nós diria que é uma graça, uma bênção a viagem do Santo Padre. Esperamos um reforço na fé. É precisamente isso que esperamos do Santo Padre, e o Santo Padre vem para venerar o nosso grande Santo Mártir, São Venceslau, que não é somente um grande mártir e o principal padroeiro da nossa nação, também é, eu diria, um rei eterno, uma personalidade que liga a sociedade civil à Igreja”.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários: