Um serviço religioso judaico, celebrado por soldados americanos em plena invasão da Alemanha Nazi, está a atrair centenas de milhares de visitas na internet.
A cerimónia teve lugar no dia 29 de Outubro 1944 durante o ataque das tropas aliadas á cidade alemã de Aachen, e foi transmitida em directo pela rádio NBC. A emissão pôde ser ouvida não só nos Estados Unidos, mas também no resto da Alemanha e o significado da emissão não passou despercebido ao repórter na altura.
“Trazemos-lhe agora uma emissão especial de importância histórica”, diz a voz granulada, “O primeiro serviço judaico emitido a partir da Alemanha desde a subida de Hitler ao poder”.
Um dos participantes no serviço, que liderou os cânticos, era Max Fuchs, um judeu nascido de 22 anos, de origem polaca. Fuchs perdeu vários familiares no holocausto e ofereceu-se para combater os Nazis, tendo participado em algumas das batalhas mais sangrentas da guerra, incluindo o desembarque na praia de Omaha, no dia D.
Numa entrevista ao New York Times Fuchs, agora com 87 anos, recorda-se de olhar à sua volta e perceber que todos os soldados à sua volta tinham perdido familiares às mãos dos alemães.
A voz firme e colocada de Fuchs consta da gravação original, enquanto canta dois hinos judaicos que escolheu por serem conhecidos de todos, mas sobretudo por serem curtos. O dramatismo do momento é realçado pelo barulho de explosões e tiros de artilharia na proximidade.
A gravação original foi encontrada recentemente por uma funcionária do American Jewish Committee, que na altura ajudou a organizar o evento. Foi feito um pequeno documentário que alguém se lembrou de colocar no YouTube, e o sucesso não se fez esperar, com mais de 310 mil visitas.
Judeus entram em 5770
Entretanto os judeus de todo o mundo preparam-se para celebrar esta noite o Rosh Hashanah. O ano novo judaico começa ao pôr-do-sol de hoje, dia 18, altura em que o calendário judaico entra em 5770.
Este calendário começa, de acordo com a tradição judaica, com a criação do mundo e das três grandes religiões monoteístas é o mais antigo. Os cristãos datam o começo do seu calendário do nascimento de Jesus Cristo, sendo que poderá haver um desfasamento de alguns anos, e os muçulmanos encontram-se no ano 1430, tendo começado a contar a partir da Hijra, a passagem de Maomé de Meca para Medina.
(Fonte: site Rádio Renascença)
Sem comentários:
Enviar um comentário