Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bué da mau!*

A culpa das más notas nos exames de matemática não é da comunicação social...

Não. Não é verdade. Ao contrário do que afirmou a ministra da Educação a culpa das más notas nos exames de matemática não é da comunicação social e das denúncias de facilitismo em relação aos exames do ano passado.

A culpa está no próprio facilitismo denunciado. No sinal errado enviado, a esses mesmos estudantes, através do teste efectuado em 2008. Um teste que todos os peritos, sem excepção, consideraram feito à medida da obtenção de resultados excepcionais para mostrar, nas estatísticas, um aumento de qualidade do ensino impossível de conseguir em tão curto espaço de tempo. Para OCDE ver!

Habituados a estudar para os exames, com base nos testes anteriores, os alunos acabaram confrontados com a sua própria ignorância num teste de dificuldade média.

Mas o desaire estatístico não é mais do que isso. Os esforços realmente feitos na melhoria da qualidade darão fruto a seu tempo. Daí o ridículo da satisfação ministerial com os bons resultados do nono ano. Onde, um teste de dificuldade média foi respondido razoavelmente.

Bem mais grave é o caso de Português. Aí um exame visto como fácil, por alunos medianos, transformou-se em tragédia para muitos bons alunos. Exigem-se explicações sobre os métodos, os critérios e a disparidade entre avaliadores.

Teme-se que a debandada do sistema dos professores mais experientes esteja na origem do desastre. O nosso sistema não podia dar-se ao luxo de deitar fora os melhores. A sua saída, desmotivada, pagar-se-á muito cara nos próximos anos.


*Populismo. Expressão utilizada, erradamente, por muitos maus alunos de Português do secundário como sinónimo de “péssimo”

Graça Franco


(Fonte: site RR)

Sem comentários: