Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bento XVI – “Difundir no mundo o espírito de sobriedade e de amor para contrastar as varias formas de egoísmo”

Os cristãos difundam no mundo o espírito de sobriedade e de amor para contrastar as várias formas de egoísmo que destroem a sociedade desumanizando o trabalho e empobrecendo o mundo. Foi o que salientou o Papa na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, em que Bento XVI ilustrou a vida de São Teodoro, o Estudita. Nascido na França em 759, foi um grande defensor das imagens sagradas no segundo período da crise iconoclasta, ao lado do Patriarca de Constantinopla, Nicephorus.

São Teodoro promoveu também a reforma dos aspectos disciplinares, administrativos e espirituais da vida monástica. Quis fazer de cada mosteiro uma comunidade bem organizada, um verdadeiro “Corpo de Cristo”, no qual os monges assumissem o compromisso de respeitar os deveres cristãos com grande rigor. Não admitia que sob o pretexto da oração e da contemplação, o monge se dispensasse do trabalho, que é na realidade, o meio para encontrar Deus. Para ele, o amor ao trabalho era uma virtude tão importante como a obediência e a humildade.

São Teodoro comportou–se como um verdadeiro pai espiritual dos monges, ouvindo-os e mostrando-lhes a sua verdadeira amizade espiritual.

A resistência de São Teodoro contra a iconoclastia de Leão V, o Arménio, custou–lhe o exílio em diversos lugares da Ásia Menor. No fim da sua vida, regressou a Constantinopla, mas não ao seu mosteiro. Morreu em 826, com 67 anos de idade. Entre as suas obras, destacam-se a Pequena e a Grande Catequese, o Livro panegírico, as Composições poéticas, o Testamento espiritual e as Cartas.

Esta saudação do Papa em língua portuguesa, durante a audiência geral:

Uma saudação amiga e encorajadora para todos os peregrinos de língua portuguesa! Este nosso encontro tem lugar na novena do Pentecostes, que quer recriar sentimentos de fraterna benevolência e humilde adoração nos corações e comunidades, como argila nas mãos de Deus à espera do sopro vivificador do Espírito Santo. Venha Ele sobre os grupos brasileiros das dioceses de Bauru, São José dos Campos e São Paulo e também sobre os fiéis cristãos de Paderne e de Lisboa. Sobre todos os presentes e seus familiares, desça a minha Bênção


(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários: