Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Desafio

Bento XVI acaba de escrever uma carta sobre o levantamento da excomunhão dos bispos lefebvrianos.

Trata-se de um documento corajoso e humilde, pela lucidez do seu diagnóstico e frontalidade com que reconhece erros e divisões internas.

Gostaria de sublinhar uma passagem dessa carta que serve de exame de consciência aos críticos mais acérrimos do Papa. Passo a citar: “Às vezes fica-se com a impressão de que a nossa sociedade precisa pelo menos de um grupo ao qual não se concede qualquer tolerância e contra o qual é possível arremeter com ódio”. (leia-se, neste caso, os lefebvrianos) E quando alguém ousa aproximar-se deles – o Papa neste caso – perde também o direito à tolerância e pode igualmente ser tratado com ódio, sem temor nem decência”.

Ora, vivemos hoje, infelizmente, como no tempo de São Paulo, em que os Gálatas se mordiam e devoravam mutuamente, porque abusavam da liberdade como pretexto para viver no pecado… Escreve Bento XVI: “Este morder e devorar existe também hoje na Igreja como expressão de uma liberdade mal interpretada”.

Então, o que há a fazer? Aprender sempre, de novo, duas coisas, diz o Papa: usar correctamente a liberdade e dar prioridade suprema ao amor.

Aceitemos o desafio.

Aura Miguel

(Fonte: site RR)

Sem comentários: