Há já algum tempo que não ia a Fátima e foi uma agradável surpresa ter podido constatar na Igreja da Santíssima Trindade alguns “retoques” que permitiram melhorar expressivamente o painel do Pe. Rupnik com uma maior definição do Cordeiro de Deus e no Cristo com a ténue alteração da cor fazendo um ligeiro contraste com a Cruz.
Na denominada Zona da Reconciliação também existem evidentes melhorias, com uma zona dedicada ao Sacramento da Reconciliação que me surpreendeu positivamente pela quantidade de pessoas que esperavam para se poder confessar. Apenas um reparo à forma áspera em como uma presumível voluntária me informou que aquele não era um local para visitantes.
Na mesma zona também encontrei a Capela do Santíssimo Sacramento agora inteiramente dedicada à Adoração do Santíssimo, pena é que ao contrário da zona dos confessionários, não exista à semelhança do que existe na Basílica de S. Pedro em Roma, um guarda à entrada recordando que aquele local de destina exclusivamente à oração, contemplação, recolhimento absoluto e Adoração do Santíssimo, e me tenha visto confrontado com a necessidade de pedir silêncio.
Com o devido respeito pelos responsáveis do Santuário, a Adoração do Santíssimo é merecedora de tanto, aliás, eu diria de mais silêncio, que os locais de espera para as confissões, aonde não me apercebi que houvesse um Sacrário com o Senhor.
(JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário