Hoje é o dia da Rainha Santa. Além do milagre das rosas, quase nada se conhece da vida de Isabel. Nasceu em Aragão mas morreu portuguesa! Isabel de Portugal dedicou-se de modo singular à oração e obras de misericórdia.
Foi pacificadora da família, reconciliou homens desavindos e suportou as dificuldades da vida com grande fortaleza. Quando o marido D. Dinis morreu, distribuiu os seus bens pelos pobres e tomou o hábito da Ordem Terceira de S. Francisco, praticando incansavelmente a caridade. Morreu em 1336.
Poucos anos depois, em 1360, nasceu Nun’Alvares Pereira. Como Condestável do reino de Portugal, foi militar invencível; mas, em vez de usufruir as glórias merecidas, pediu a admissão à Ordem do Carmo. E, como tinha uma admirável piedade e confiança em Nossa Senhora, passou a chamar-se Nuno de Santa Maria. Pedia esmolas pelas portas e cumpria as tarefas mais humildes na casa de Deus, mostrando sempre grande compaixão com os pobres.
O Santo Condestável – que já o era de fama - passará a sê-lo de facto, brevemente canonizado por Bento XVI!
Que estes dois santos que tanto amaram Portugal, implorem lá no céu pela nossa nação e pelo seu povo que bem precisa de revigorar a sua identidade cristã.
Aura Miguel
(Fonte: site RR)
Sem comentários:
Enviar um comentário