Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Bento XVI no Angelus de hoje – “…aquele menino Jesus que colocamos na gruta ou no presépio é o centro de tudo, é o coração do mundo”


A verdadeira alegria é sentir que a nossa existência pessoal e comunitária é visitada e enchida por um grande mistério, o mistério do amor de Deus. Foi o que afirmou Bento XVI dirigindo-se ao meio dia ás cerca de 50 mil pessoas congregadas na Praça de São Pedro para a recitação do Angelus e a bênção das estatuinhas do Menino Jesus que depois serão colocadas nos presépios das famílias romanas, das escolas e das paroquias.

“Para nos alegrarmos - salientou o Papa – precisamos não só de coisas, mas de amor e de verdade; precisamos de um Deus próximo de nós que aquece o nosso coração e responde às nossas expectativas profundas. Este Deus manifestou-se em Jesus nascido da Virgem Maria. Portanto aquele menino Jesus que colocamos na gruta ou no presépio é o centro de tudo, é o coração do mundo”.

Rezemos – exortou Bento XVI – para que cada homem, como a Virgem Maria, possa acolher como centro da própria vida o Deus que se fez Menino, fonte da verdadeira alegria.

A Mãe Igreja, enquanto nos acompanha para o Santo Natal, ajuda-nos a redescobrir o sentido e o gosto da alegria cristã, tão diferente daquela do mundo.

Depois da recitação do Angelus o Papa recordou quatro missionários mortos nos dias passados em várias zonas de África, invocando paz e reconciliação.

“Esta semana chegaram notícias tristes de alguns Países de África acerca da morte de quatro missionários. Trata-se dos padres Daniel Cizimya, Luís Blondel e Gerry Roche e da Irmã Denise Kahambu. Foram testemunhas fiéis do Evangelho que souberam anunciar com coragem também com o risco da própria vida. O Santo Padre manifestou a sua proximidade as famílias e ás comunidades que vivem esta dor, convidando todos a unirem-se á sua oração para que o Senhor os acolha na Sua Casa, console todos aqueles que choram e sua perda e traga com a sua vinda reconciliação e paz.

(Fonte: site Radio Vaticana, título da responsabilidade de JPR)

“Nossa Senhora de Guadalupe, excelsa comunicadora”

O Arcebispo Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, emitiu uma mensagem com motivo da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América. Para D. Celli, a Virgem de Guadalupe é uma “excelsa comunicadora”. H2onews oferece a mensagem na íntegra:

“Ao celebrar com alegria a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Patrona da América, à qual a RIIAL renova continuamente sua consagração, desejo enviar uma saudação fraterna e sincera a todos os homens e mulheres que servem a Igreja com o carisma da comunicação, e partilhar convosco algumas reflexões, agora que os Bispos lançaram a Missão continental que orientará radicalmente a actividade pastoral presente e futura de nossas comunidades.

Neste ano, a Igreja Católica viveu um momento muito importante durante o Sínodo da Palavra na vida e na missão da Igreja. Este Sínodo recordou-nos vivamente que Deus se revelou a nós com Amor, de maneira plena em Cristo, e que toda missão evangelizadora é comunicação, como o é a Igreja mesma. Portanto, corresponde a todos – como discípulos e missionários – sermos comunicadores especialistas dessa Palavra que recebemos nos nossos corações. Porém, resulta que nos encontramos, justamente no âmbito da comunicação, em um processo de aceleração nunca visto. Os meios de massa já não actuam isolados; se entrelaçam e potencializam no mundo virtual criado pela Internet, incluindo os pequenos ecrãs de computador que recebem e emitem conteúdos de cada lugar e até da palma da mão. Incluindo sectores sociais com carências importantes, multiplica-se o uso do telefone celular como nova janela ao diálogo social.

As mudanças neste campo interpelam-nos. É urgente incluir aqueles que não participam neste diálogo, e também actuar como pontes entre as gerações: as que nasceram e cresceram no mundo da palavra e do texto e os chamados "nativos digitais", que já não compreendem modelos anteriores e hão-de ser também alcançados pela Palavra do Senhor. Por isso resulta particularmente oportuno o tema que o Papa Bento XVI escolheu para a Jornada Mundial das Comunicações 2009: 'Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade.'

A Igreja não sucumbe à fascinação da tecnologia em si mesma, por muito atractiva que possa resultar, porém tampouco teme esse fruto da criatividade humana, tão digna de apreço. Como seguidores do Senhor, centramos nossa atenção nas pessoas, nas famílias, nas comunidades, e em todo aquele que possa favorecê-las no caminho da paz, da justiça, do amor e do encontro com Deus. Assim, o exemplo de São Paulo de Tarso, o grande comunicador que usou os meios de seu tempo, assumimos em cada caso a tecnologia adequada sem servidão, com liberdade e valentia, actuando como agentes de sentido e servidores de nossos irmãos nesta nova cultura.

Qualquer que seja o meio no qual trabalhamos, aproveitemos as oportunidades que a própria tecnologia dá-nos para fazê-lo em rede, estabelecendo vínculos de colaboração com outras iniciativas eclesiais que, com seus particulares carismas, estão ao serviço do mesmo e alto objectivo: colocar o Senhor Jesus no coração da sociedade da informação. A integração entre nós não significará uniformidade, mas a bela e múltipla harmonização de nossos esforços.

Que neste tempo de Advento e no próximo Natal do Senhor, Nossa Senhora de Guadalupe, excelsa comunicadora, siga amparando nossa vida pessoal e profissional.”

(Fonte: H2O News com edição de JPR)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1937




Está em San Sebastián. Celebra a Missa pelo P.e Pedro Poveda, que tinha sido assassinado na madrugada de 28 de Julho de 1936. “Celebro pelo P.e Pedro, encomendando-me a ele: mais que sufrágio pela sua alma (santa, ainda que sem martírio) peço-lhe a sua intercessão”. João Paulo II canonizará Pedro Poveda a 4-V-2003.

(Fonte: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/13-12-5)

Crónicas do Vaticano - Ortodoxos russos e a secularização


Se tiver a oportunidade não deixe de ouvir na íntegra, pois o o conteúdo é relevante e credor da nossa melhor atenção.

Meditação do dia de Francisco Fernández Carvajal

Anton Bruckner - Locus iste

Vaticano apresenta Mensagem da Paz 2010

Bento XVI dedica documento à crise ecológica

O Vaticano apresentará no próximo dia 15 de Dezembro, Terça-feira, a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2010, desta feita intitulada "Se queres a paz, cuida da criação". O Papa fala numa crise ecológica e na necessidade de enfrentá-la globalmente.

O documento surgirá na recta final da Cimeira de Copenhaga, que procura um acordo global para travar os efeitos das mudanças climáticas.

Segundo a Santa Sé, o tema escolhido pretende fomentar uma tomada de consciência do "forte elo que existe no nosso mundo globalizado e interconectado entre salvaguarda da criação e cultivo do bem da paz", lembrando as "terríveis perspectivas que a degradação ambiental apresenta".

A mensagem deverá retomar as observações contidas nos números 48-51 da Encíclica Caritas in veritate, destacando a necessidade urgente de que a tutela do meio ambiente seja "um desafio para toda a humanidade".

A celebração de 1 de Janeiro do próximo ano procurará "favorecer uma consciência renovada da interdependência que une entre si todos os habitantes da Terra".

A apresentação estará a cargo do Cardeal Renato Martino, presidente emérito do Conselho Pontifício Justiça e Paz, e de D. Mario Toso, secretário do mesmo Conselho.

(Fonte: site Agência Ecclesia)