Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!
terça-feira, 1 de junho de 2021
Oração
domingo, 30 de maio de 2021
Amar a Cristo...
Na tua alma em graça habita a Santíssima Trindade
sábado, 29 de maio de 2021
Eucaristia e sacrifício
sexta-feira, 28 de maio de 2021
Milagre no meio das trevas
Na audiência de 12 de Maio passado, o Papa contou um milagre que acompanhou de muito perto quando estava em Buenos Aires.
Recordei imediatamente esta
história quando recebi hoje de manhã uma mensagem de correio electrónico: «Estou
internado no IPO. Recidiva da leucemia que tive há 4 anos atrás. Um verdadeiro
choque! Tive de me reorganizar e hoje, internado, procuro luz e sentido a tudo
o que está a acontecer comigo. Encontro forças na oração e por isso agradeço
também as orações dos familiares e amigos e conto contigo».
Peguei imediatamente no telefone
para falar com este meu amigo. Falámos até que os tratamentos nos obrigaram a
interromper a conversa. Dizia-me que rezava. Mais que pedir a cura, pedia para
aproveitar bem estas circunstâncias por onde Deus o leva. E eu lembrei-me mais
uma vez da audiência do Papa porque, depois de contar a história do milagre a
que tinha assistido, acrescentou:
— «Quando Deus não nos concede
uma graça, dar-nos-á outra que veremos a seu tempo. Mas é sempre preciso lutar na
oração para pedir uma graça. Sim, por vezes pedimos uma graça de que
precisamos, mas pedimo-la assim, sem querer, sem lutar; não é assim que se
pedem coisas sérias. A oração é uma batalha e o Senhor está sempre connosco».
A relação com Deus é tão forte
que faz falta a palavra «luta» para dar a medida do que é a oração. Não por ser
agressiva, mas pela intensidade de quem conhece a ternura de pai com que Deus
nos ama. Ele ouve-nos sempre, disse o Papa nesta audiência:
— «Se num momento de cegueira não
conseguirmos vislumbrar a sua presença, consegui-lo-emos no futuro. Também nós
um dia poderemos repetir a frase que o patriarca Jacob disse certa vez: “Em
verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia!” (Gen 28, 16). No final
da nossa vida, olhando para trás, também nós poderemos dizer: “Pensava que
estava sozinho; não, não estava: Jesus estava comigo”. Todos
poderemos dizer isto».




