Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 4 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

17º Dia. Sábado da V Semana da Quaresma, 4 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 11, 45-56)

Faltam milagres?

A ressurreição de Lázaro foi um milagre tão portentoso que teve dois efeitos diametralmente opostos. Por um lado, “muitos dos judeus que tinham ido visitar Maria e Marta, vendo o que Jesus fizera, creram nele”. Mas também houve outros que, “desde aquele dia, tomaram a resolução de O matar”, os mesmos, por sinal, que reconheceram que “este homem faz muitos milagres”.

Às vezes pensamos que, se Deus fizesse um grande milagre, todos se converteriam. Foi esse o pedido do rico que, condenado ao inferno, queria que o pobre Lázaro – que não era o irmão de Marta e Maria – ressuscitasse e aparecesse à sua família, para que se convertesse e não fosse também parar àquele lugar de tormento eterno. Santa Jacinta Marto, confidente de Nossa Senhora em Fátima, também pensava que um grande milagre levaria todos os descrentes à fé.

Na realidade, o milagre que o tal rico e a vidente de Fátima tanto desejavam, já aconteceu. Aconteceram até milhões de milagres, mas, mesmo assim, há quem não creia, não por falta de razões para crer – não foram os próprios fariseus que reconheceram que Jesus “faz muitos milagres” ?! – mas porque não querem crer. A sua descrença não é uma impossibilidade racional, porque a própria razão deveria levá-los a crer, porque é racional atribuir a efeitos sobrenaturais uma causa transcendente. A sua descrença é fruto da sua má vontade: não querem crer e, por isso, mesmo que abundem os milagres, não acreditarão.

É verdade que temos que estar sempre prontos para dar razão da nossa esperança, na feliz expressão de São Pedro, mas não basta: é preciso tocar o coração do descrente. Como fazê-lo? Nós não podemos, mas Deus sim, se Lho pedirmos. Que não lhes falte, pois, a nossa oração, nem a nossa caridade que, por ser manifestação do próprio amor de Cristo, é um fogo capaz de fazer ceder até o ferro mais duro.

Intenções para os mistérios gozosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora. A vida humana começa no momento da concepção, mas quantos seres humanos são eliminados antes de nascerem! Peçamos perdão a Deus por este silencioso holocausto.

2º - A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Rezemos por todas as crianças, para que, como a Jesus, não lhes falte a fortaleza de um pai, como São José, nem o carinho de uma Mãe, como Nossa Senhora!

3º - O nascimento de Jesus em Belém. Recém-nascido, Jesus correu perigo de morte. As almas de muitos adolescentes estão em perigo, porque tentadas pelo demónio, pelo mundo e pela carne. Que os seus Anjos os protejam e não lhes falte a nossa oração.

4º - A apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. Na força da vida, Maria e José cumprem com as suas obrigações religiosas. Rezemos pelos fiéis que não rezam, nem cumprem com o preceito da eucaristia dominical.

5º - O Menino Jesus perdido e achado no templo. Às vezes, os mais velhos sentem-se como perdidos, num mundo que já não conhecem, nem reconhece o seu valor e dignidade. Peçamos por todas as pessoas de idade, para que nunca se sintam sós.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: