Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 28 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

41º Dia. Terça-feira da terceira semana da Páscoa, 28 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 6, 30-35)

Para dar a vida ao mundo!

O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo’. Disseram-Lhe eles: ‘Senhor, dá-nos sempre desse pão’. Jesus respondeu-lhes: ‘Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim, nunca mais terá sede.

No seu longo discurso eucarístico, proferido na sinagoga de Cafarnaum, Jesus deixou absolutamente claro que a sua presença no Santíssimo Sacramento não é simbólica, ou meramente representativa, mas verdadeira, real e substancial. Mas também esclareceu a absoluta necessidade do pão eucarístico, porque é por Ele que se dá “a vida ao mundo”.

Se Deus é o Senhor da vida, não estranha que o inimigo de Deus por antonomásia, seja assassino, ou seja, quem mais promove o que São João Paulo II apelidou ‘cultura da morte’. Quando a sociedade se descristianiza, não apenas o culto esmorece como também a vida e, por isso, se estabelece como um direito a morte dos seres humanos já gerados mas ainda não nascidos, ou a eliminação dos mais velhos e doentes. A solução certamente passa por políticas mais justas e respeitadoras dos direitos humanos, mas também por mais devoção ao Senhor da vida, realmente presente na Sagrada Eucaristia.

Peçamos ao Senhor da vida que ponha termo a este silencioso holocausto que, todos os anos, ceifa a vida de milhões de nascituros! Rezemos também por todos aqueles que cometem um tão horrível crime, para que se convertam a Deus e alcancem a graça do Seu perdão.

Cristo eucarístico não é apenas pão, no sentido de alimento da nossa alma, mas Aquele que é capaz de nos saciar definitivamente: “quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim, nunca mais terá sede.” Que bom seria que, depois deste prolongado jejum eucarístico, ardêssemos em desejos de receber sempre esse pão de Deus! Que benéfica teria sido esta forçosa abstinência, se a todos levasse a ter uma maior fome do pão da vida! Que bênção de Deus se, por esta via, se voltarem a encher as igrejas para a celebração, dominical e ferial, da Santa Missa!

Intenções para os mistérios dolorosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A oração de Jesus no horto. Na Eucaristia, Jesus está realmente presente, com o seu Corpo glorioso. Mas quanto sofre pelas comunhões em pecado mortal: são outras traições disfarçadas de devoção, como o beijo de Judas. Desagravemos esses sacrilégios!

2º - A flagelação de Jesus. Se a Nosso Senhor Lhe doeram fisicamente as chicotadas, mais Lhe doeu a apatia daqueles que se supunha serem seus amigos. Que Jesus não permita nunca a nossa indiferença!

3º - A coroação de espinhos. As genuflexões apressadas de tantos, mais parecem imitação da burla dos soldados do que actos de devoção. Saibamos viver a urbanidade da piedade, ajoelhando, com piedade, diante do Santíssimo Sacramento. 

4º - Jesus com a cruz às costas. Ao celebrar a Eucaristia, o sacerdote renova o sacrifício da paixão e morte de Jesus. Ajudemo-lo com o nosso decoro e pontualidade, com a nossa participação activa e com a nossa atenção e devoção!   

5º - Jesus morre na Cruz. Saibamos adorar o Senhor Sacramentado depois de O receber na sagrada Comunhão, permanecendo em silenciosa oração. Que Nossa Senhora nos ensine a adorar ‘Jesus escondido’! 

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: