Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 26 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

39º Dia. Terceiro domingo da Páscoa, 26 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Lc 24, 13-35)

A caminho com Jesus

Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-se deles e pôs-Se com eles a caminho.

Neste terceiro domingo da Páscoa, a liturgia da Palavra recorda o episódio do encontro de Cristo ressuscitado com os dois discípulos de Emaús. Sabemos que um deles se chamava Cléofas e que esta aparição de Jesus de Nazaré aconteceu no próprio dia da sua ressurreição. Terá sido uma conversa demorada, porque Jesus “explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito”. Mais ainda, como a conversa foi longa, tiveram que a interromper para jantar qualquer coisa: foi então que reconheceram Jesus, ao partir o pão.

Nesta riquíssima passagem do Evangelho segundo São Lucas, chama a atenção que algo tão surpreendente como uma aparição de Cristo ressuscitado aconteça através de meios tão prosaicos: tudo começa com uma conversa vulgar entre viandantes que percorrem, a pé, a mesma estrada. Depois, os discípulos desalentados confidenciam as suas preocupações ao estranho que os interpela no caminho. A seguir, em jeito de aula de catequese, são-lhes explicadas as Escrituras. Por fim, dá-se, finalmente, o reconhecimento de Cristo, ao partir o pão, mas o Senhor desaparece da vista deles.

Pode-se dizer que aqui está, de forma resumida, todo o itinerário da catequese cristã. Primeiro, o encontro com Cristo por via da confissão do próprio desalento e tristeza. Depois, o aprofundamento dessa relação incipiente na oração, pela escuta da Palavra de Deus, que lhes fazia arder o coração. Por último, o encontro sacramental com Jesus real, verdadeira e substancialmente presente no Pão, ou seja, na Eucaristia. A catequese, pela via da oração, deve levar à intimidade com o Senhor, no Pão e na Palavra.

A história dos discípulos de Emaús não termina com o reconhecimento de Cristo e a sua aceitação, porque faz parte da profissão de fé o anúncio de Cristo aos outros. Ser cristão é viver em comunhão e, por isso, os discípulos de Emaús, depois de se reencontrarem com Cristo, partem imediatamente para Jerusalém, porque o amor a Jesus só é verdadeiro na Igreja e no anúncio da fé.

Neste tempo pascal, peçamos a Nosso Senhor que nos conceda a graça de O podermos receber quanto antes na Sagrada Eucaristia, para depois O podermos anunciar por todo o mundo, fazendo divinos os caminhos da terra.   
     
Intenções para os mistérios gloriosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A Ressurreição de Nosso Senhor. Cristo vive no nosso coração: oiçamos a sua palavra na oração, para que depois possamos dar testemunho d’Ele aos nossos irmãos. Senhor Jesus, diz-me o que eu devo dizer aos meus irmãos.

2º - A Ascensão de Jesus aos Céus. Como eram rasteiras as preocupações dos discípulos de Emaús. Assim são as ambições terrenas, porque o Senhor nos criou para o Céu. Senhor Jesus, faz que eu só Te queira a Ti e, por Ti, o bem de todos os meus irmãos. 

3º - A vinda do Espírito Santo. Jesus disse aos apóstolos que lhes convinha que Ele fosse para o Pai, para lhes enviar o Espírito Santo. Senhor Jesus, concede-nos o amor inflamado que experimentaram os discípulos de Emaús, quando Te escutavam no caminho!

4º - A Assunção de Nossa Senhora. Maria nunca se inquietou, porque sempre confiou em Deus e nos seus desígnios. Senhor Jesus, concede-nos essa paz e alegria nas nossas tribulações.

5º - A coroação de Maria Santíssima. Quanto teve que sofrer Nossa Senhora antes de ser coroada Rainha! Senhor Jesus, concede aos atribulados a graça da esperança.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: