Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 25 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

38º Dia. Sábado da segunda semana da Páscoa, 25 de Abril de 2020. São Marcos.

Meditação da Palavra de Deus (Mc 16, 15-20)

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho

Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: ‘Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura’.

O Evangelho segundo São Marcos, talvez o mais antigo dos quatro que a Igreja reconhece como Palavra de Deus, conclui com este mandato apostólico universal. Não só devemos ir a todo o mundo como essa missão é também de todos os cristãos: ser cristão é ser, sempre e em qualquer lugar, apóstolo e missionário.

Nalguns caso, o cumprimento desta missão universal levou os homens e mulheres cristãos a partirem para lugares distantes, onde propagaram a Boa Nova de Jesus Cristo Nosso Senhor. Essas longínquas paragens eram as chamadas ‘terras de missão’, e os que eram destinados a aí divulgarem o Evangelho, eram chamados ‘missionários’. Na realidade, hoje em dia todos os lugares são terras de missão e todos os cristãos, qualquer que seja a sua idade ou condição, estão igualmente aptos para levar a mensagem de Cristo a todo o mundo.

Não é preciso sonhar com desconhecidas tribos de indígenas na Polinésia porque, muito provavelmente, também a nosso lado, há quem não conheça Cristo porque, se O não ama, é porque o não conhece verdadeiramente, pois não é possível conhecer Jesus e não ficar apaixonado por Ele. Por isso também, há quem pense que conhece Cristo, mas, na realidade O não conhece verdadeiramente: também estes devem ser destinatários da nossa missão apostólica.

Santa Teresinha do Menino Jesus, uma carmelita descalça que nunca saiu do seu convento, em Lisieux, França, é a padroeira dos missionários. Mesmo não tendo deixado o seu país, também ela foi, pela sua oração e mortificação, missionária nas terras de missão.

Estas são as ferramentas do missionário: primeiro, a oração; depois, o sacrifício, em terceiro lugar, a acção. Por esta ordem: não em vão, a primeira alma que Santa Teresinha conquistou foi a de um assassino que nunca viu, nem a quem nunca falou, mas que converteu com a sua oração e sacrifício.

Eles partiram a pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam”. Foi assim há dois mil anos, e é assim agora também. Cristo é que faz a sua Igreja e nós, fiéis, mais não somos do que instrumentos nas Suas mãos.

Intenções para os mistérios gozosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora. O Evangelho é, até etimologicamente, uma boa nova, também quando nos pede sacrifícios e renúncias. Senhora, ensina-me a amar sempre a Vontade de Deus!

2º - A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Maria foi com pressa a casa de sua prima Santa Isabel, porque levava já consigo, no seu ventre virginal, a Jesus. Senhor, incendeia-me no teu amor, para que eu socorra os que mais me necessitam! 

3º - O nascimento de Jesus em Belém. O burro e a vaca nada percebiam do que aconteceu naquela gruta, mas decerto que se enterneceram ao ver Jesus. Senhor, não me peças que Te compreenda, mas dá-me a graça de Te amar!

4º - A apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. A Simeão tinha sido prometido que não morreria sem antes ver Cristo, o Senhor. Peçamos a Deus a graça de reconhecer e amar Jesus nos nossos irmãos.    

5º - O Menino Jesus perdido e achado no templo. Quando sentires que perdeste Jesus, porque O não vês, nem ouves, não O procures fora de ti, mas no templo do teu coração. Senhor Jesus, confio em Ti!

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: