Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 14 de abril de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

27º Dia. Terça-feira da oitava da Páscoa, 14 de Abril de 2020.

Meditação da Palavra de Deus (Jo 20, 11-18)

Mulher, porque choras?

Não tinha sido pacífica, para Maria Madalena, aquela madrugada do primeiro dia da semana: de manhã, muito cedo, levantara-se com as outras santas mulheres, para se dirigirem ao sepulcro de Jesus. Na sexta-feira, quando aí depositaram o Corpo do Senhor, não tiveram tempo para o lavar e perfumar. O dia seguinte, sábado, era-lhes vedado qualquer contacto com um cadáver, mas no primeiro dia da semana, já podiam terminar o que, na antevéspera, tinham deixado inacabado.

Para sua surpresa, o Corpo de Jesus não estava lá! Ela e as outras mulheres pensaram que se tratava de um roubo e, escandalizada, foi logo dizê-lo a Pedro e João. Estes, sabendo que tal não seria possível, acompanharam-na, na esperança de que não fosse verdade o que lhes tinha dito. Mas era e os discípulos, verificada a misteriosa ausência do Corpo de Jesus, regressaram a Jerusalém.

Maria Madalena, no entanto, já cansada de tantas idas e vindas de Jerusalém, permaneceu junto ao sepulcro, chorando. Até que lhe apareceu Jesus, mas não O reconheceu. Só quando o Mestre a chamou, com voz forte e meiga, como só Ele o sabia fazer, pelo seu nome – Maria! – ela despertou para a realidade de Cristo ressuscitado e vivo.
Não, a fé e a religião não são nenhuma alienação; alienação é, pelo contrário viver à margem da fé cristã e da verdade da Boa Nova. Sempre que as lágrimas turvam o nosso olhar e entristecem o nosso coração, é porque nos falta fé em Cristo ressuscitado. Senhor, não permitas que nenhuma pena humana sufoque ou ofusque a alegria da minha fé pascal! Jesus, se alguma vez a tristeza ameaçar a minha alma, grita com força o meu nome, para que eu desperte para a realidade do teu amor vivo!

Intenções para os mistérios dolorosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A oração de Jesus no horto. Tão só, Jesus, em oração, no horto das oliveiras. Contudo é aparente essa solidão, porque quem reza nunca está só, porque está com Deus. Senhora, ensina-nos a rezar!
2º - A flagelação de Jesus. A brutalidade dos padecimentos de Cristo não tem comparação com a glória da sua ressurreição. Senhora, na hora da tribulação, dá-nos esperança!
3º - A coroação de espinhos. Os espinhos converteram-se em glória, mas a glória dos prazeres do pecado é ameaça de eterna condenação. Senhora, não nos deixes cair em tentação!
4º - Jesus com a cruz às costas. O madeiro da Cruz é o trono de Cristo Rei: “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos os homens a Mim” (Jo 12, 32). Senhora, queremos estar contigo, junto da Cruz da Jesus!
5º - Jesus morre na Cruz. A dolorosa ausência dos apóstolos e dos outros discípulos foi compensada pela presença de Maria e das santas mulheres. Senhora, faz que também nós saibamos estar próximos dos mais necessitados!

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: