Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 29 de março de 2020

ESTADO DE EMERGÊNCIA CRISTÃ

Uma proposta diária de oração pessoal e familiar.

11º Dia. V Domingo da Quaresma, 29 de Março de 2020.

Meditação da Palavra de Deus

Vede como o amava!

O longo episódio da ressurreição de Lázaro foi, por assim dizer, a gota de água que exasperou o Sinédrio: foi depois de um tão portentoso milagre que a autoridade religiosa de Israel se decidiu pela eliminação de Jesus de Nazaré.

A ressurreição de Lázaro foi particularmente surpreendente, porque as outras duas que os Evangelhos narram aconteceram com dois jovens recém-falecidos: a filha de Jairo e o filho da viúva de Naim. Nestes dois casos, talvez se pudesse pensar que não tinham chegado a morrer e que, portanto, a sua ressurreição teria sido apenas uma cura. Mas, em relação a Lázaro, que estava há já quatro dias no sepulcro, uma tal explicação não era possível. Obviamente, um tal milagre só podia ter uma explicação lógica: Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus vivo.

Nem Lázaro, nem as suas irmãs Marta e Maria, faziam parte daquele ‘núcleo duro’ de homens e mulheres que habitualmente acompanhavam Jesus: os doze apóstolos e as santas mulheres. Mas eram amigos de Jesus e, por isso, não só Marta e Maria mandaram chamar o Mestre quando o seu irmão adoeceu, como o próprio Senhor chorou diante do sepulcro de Lázaro. Os judeus que O acompanharam naquela circunstância, comentaram: Vede como Ele o amava!
Também nós não somos, certamente, pessoas importantes na Igreja, como é o Santo Padre, os Cardeais e Bispos, sucessores dos apóstolos. Também não somos, seguramente, como as santas mulheres, como Maria Madalena, apóstola dos apóstolos. Mas somos, sem dúvida, amigos de Jesus e, por isso, temos o direito de O chamar para junto daqueles que agora estão doentes: Senhor, aqueles que Tu amas, estão doentes!

Mais importante do que nos sabermos e sermos, de facto, amigos de Jesus, é que Ele é nosso amigo, como o foi e é de Lázaro, Marta e Maria. Ele ouve sempre a nossa oração, como ouviu a prece daquelas duas irmãs; vem ao nosso encontro, como foi ter com Lázaro, mesmo pondo em risco a sua própria vida; e chama-nos para o seu amor, mesmo na forçosa imobilidade desta nossa temporária quarentena quaresmal.

Intenções para os mistérios gloriosos do Santo Rosário de Nossa Senhora:

1º - A Ressurreição de Nosso Senhor. Ante a surpreendente ausência do Corpo de Cristo, Maria Madalena vai ter com Pedro, a quem reconhece como Vigário de Cristo na terra. Rezemos este mistério pela pessoa intenções do nosso querido Papa Francisco.

2º - A Ascensão de Jesus aos Céus. Para além da Igreja triunfante, dos Anjos e santos no Céu, e da Igreja militante, dos fiéis que ainda peregrinam na terra, há a Igreja purgante, das almas do purgatório. Por intercessão de Maria, peçamos a Deus que lhes conceda a graça de ascenderem, quanto antes, ao Céu, para de lá intercederem por nós.

3º - A vinda do Espírito Santo. Quando, sobre os apóstolos, desceu o Espírito Santo, poisaram sobre eles como que umas línguas de fogo. Nunca Maria maldisse ninguém porque, esposa do Espírito Santo, só sabia bem dizer, ou seja, dizer bem. Imitemo-la!

4º - A Assunção de Nossa Senhora. Jesus não prescindiu da sua Mãe, na hora da sua morte. Peçamos por todos os agonizantes e moribundos, para que Nossa Senhora os ajude, ‘agora e na hora da (sua) morte’.

5º - A coroação de Maria Santíssima. A mais importante das graças é a da conversão final. Rezemos por todos os pecadores, sobretudo os mais necessitados, para que na sua última hora, tenham o arrependimento e esperança do bom ladrão.

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: