Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 21 de março de 2020

Estado de Emergência Cristã

3º Dia do Estado de Emergência Cristã: Sábado da III semana da Quaresma

Meditação:

O vício da virtude e a virtude do vício

“Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro publicano” (Lc 18, 10). O Evangelho deste sábado da terceira semana da Quaresma, fala de dois homens que, na realidade são um só. A humanidade não está dividida em pessoas boas e más, porque todos os bons também têm alguma maldade, e até nos piores há alguma bondade.

“O fariseu, de pé, orava assim: ‘Meu Deus, dou-Vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de todos os meus rendimentos’” (Lc 18, 11-12). O fariseu era aquilo que se podia dizer um bom homem, senão mesmo um fiel piedoso. As coisas que fazia eram certamente boas, mas a sua vaidade espiritual e, sobretudo, a sua falta de caridade, eram, afinal, o vício que inquinava a sua aparente virtude. Tinha razão em dizer que não era como os outros homens porque, na realidade, era pior.

Pelo contrário, “o publicano ficou á distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu; mas batia no peito e dizia: Meu Deus, tende compaixão de mim, que sou pecador” (Lc 18, 13). Provavelmente, não era uma alma escrupulosa, aflita por faltas imaginárias, mas verdadeiros pecados. Mas, apesar dos seus vícios, tinha uma grande virtude: a de se saber pecador.

Quando olhamos para dentro de nós e só vemos motivos de satisfação, temos que reagir com contrição, fazendo nossa a humilde oração do publicano. Quando olharmos para os outros com ares de superioridade e desaprovação, temos que reconhecer o farisaísmo do nosso coração e lembrar-nos do ensinamento de Jesus: “todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado” (Lc 18,14).

Santo Rosário:

Intenções para os mistérios gozosos do Rosário de Nossa Senhora:

1º - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Nossa Senhora responde afirmativamente, com prontidão e alegria, ao chamamento divino. Peçamos a Maria que nos ajude a reconhecer, nos apelos do nosso próximo, o chamamento de Deus.

2º - A visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Maria não ficou à espera de que Isabel a chamasse: foi, de imediato, servi-la. Saibamos ter iniciativa na prática da caridade, sobretudo com os mais velhos.

3º - O nascimento de Jesus em Belém. A confrangedora pobreza do estábulo não entristeceu Maria e José, felicíssimos pelo dom de Deus feito homem. Que a Sagrada Família nos ensine a viver este apego a Jesus, no desapego das coisas materiais.

4º - A apresentação de Jesus no templo e a purificação de Nossa Senhora. O verdadeiro templo, que Jesus quer habitar, é a nossa alma em graça. A Quaresma é um tempo de purificação, pela conversão do coração no sacramento da reconciliação e penitência.

5º - O Menino Jesus perdido e achado no templo. Jesus perdeu-se, mas não estava perdido, ao contrário de tantos jovens que não se perderam, mas andam perdidos porque ainda não encontraram o caminho. Que Maria os encontre e leve a Jesus!

Para ler, meditar e partilhar! Obrigado e até amanhã, se Deus quiser!

Com amizade,
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Sem comentários: