Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

"Running"

Quando se candidatam a um cargo, os anglófonos dizem que vão "correr" rumo a esse cargo. As eleições são sempre uma "corrida" para os parlamentos, congressos ou senados. A pergunta mais comum nas vésperas de campanha é sempre: "are you running?". Os meus amigos mais próximos, e alguns deles estão na política, disseram-me ao longo deste este ano: estás sempre a correr. Tem graça isso; talvez seja verdade. Agora que a corrida se aproxima da meta, é importante falar da pista.

Há uns dias, num debate, lembrei-me como o jornalismo me obrigou a ir conhecer o meu país. Como as reportagens levaram um beto da avenida a ver de perto a terra. Como trabalhar nos jornais me mostrou um Portugal que eu não conhecia. A campanha eleitoral, na rua, obrigou-me a conhecer os portugueses. A falar com eles sobre os seus anseios, as suas queixas, as suas aspirações. Mostrou-me como temos vários portugais dentro de um só; que em meio quilómetro vamos do condomínio mais moderno a barracas debaixo de um viaduto, do trânsito mais cerrado a quintas onde ainda se cria gado.

É um enorme desafio levar um programa único a um território tão diverso – e muitas vezes tão desigual –, mas creio profundamente que o fizemos bem e que cada ideia faz justiça a cada diversidade desse território. 

Um homem muito mais velho do que eu disse-me, uma vez, que 'a democracia é o ato de coragem que coloca o nosso próprio futuro nas mãos do nosso semelhante, tão diferente de nós'. Fazer parte desse ato foi – foi mesmo – um privilégio. Não sei, afinal, o que acontecerá este domingo. Sei que vou continuar a correr.

Sebastião Bugalho (candidato independente pelo CDS no círculo eleitoral de Lisboa)

Sem comentários: