Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

"Noite Santa para todos"

«Nasceu-vos hoje na cidade de David um Salvador, que é o Cristo, o Senhor» (Lc 2, 11). Este anúncio do Anjo aos pastores possui uma força inesgotável de renovação para os homens e mulheres de todos os tempos e lugares da Terra. É o anúncio por excelência desta Noite Santa ― Noite única do ano! É o anúncio da Noite de Natal que todos os anos se repete e que sempre nos deixa assombrados e maravilhados: como Deus é grande! Como é humilde! Fez-Se uma criança para que nos aproximemos d’Ele com toda a confiança!

Hoje, «o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós» (Jo 1, 14). Nesta Noite, o tempo abre-se à eternidade. É Deus que vem habitar no meio das suas criaturas. E vem para nos salvar, para nos redimir, para nos resgatar da nossa vã maneira de viver. Para nos recordar que valemos muito para Ele. Não somos um produto do acaso. O nosso caminhar terreno possui um sentido divino porque possui um sentido eterno.

O Natal é, por definição, a festa da Vida. Recorda-nos que, por mais crises que atravessemos, vale a pena viver. E vale a pena porque Vós, Jesus, vindo à luz como cada um de nós, abençoastes a hora do nosso nascimento. Uma hora que, como dizia o Papa João Paulo II, simbolicamente representa o mistério de toda a nossa existência nesta Terra. Uma existência que une em si a aflição e a esperança, as sombras e a luz, a dor e a alegria. Tudo isto aconteceu também nesta Noite Santa em Belém e continua a acontecer na vida de cada um de nós.

Deus chora numa manjedoura «porque não havia lugar para eles na hospedaria» (Lc 2, 7). Não é num palácio que nasce o nosso Salvador. Nasce num estábulo. E acende nessa manjedoura um fogo que nunca mais se apagará: o fogo do amor de Deus. Possa esse fogo arder nos nossos corações como chama de uma caridade activa e vigilante. Uma caridade que saiba acolher e apoiar tantos irmãos nossos provados pelas necessidades, pelo sofrimento, pela ausência de sentido para as suas vidas.

Senhor Jesus, fazei-nos testemunhas do vosso Amor! Fazei que a luz que acendeste nesta Noite Santa ― mais brilhante do que o Sol ― oriente os nossos passos e os de toda a Humanidade pelo caminho da verdadeira paz.

Neste Ano da Fé, que estamos a viver, caminha, Senhor, com a tua Igreja. Faz-nos conscientes de que, se de verdade acreditamos em Ti, sentir-nos-emos envolvidos pela ternura do Teu Amor. E nos empenharemos ― sem desfalecimentos ― em que todos aqueles com quem convivemos encontrem o sentido divino do seu caminhar terreno. E, assim, possam chegar connosco um dia ao presépio eterno que tens preparado para nós.

Noite de Natal, Noite Santa para todos! Noite de alegria e de luz para toda a Humanidade!

Pe. Rodrigo Lynce de Faria

Sem comentários: