Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

“Para superar a letargia” (brevíssimos excertos conferência D. Gerhard Müller)


«Uma Igreja que apenas girasse em torno dos seus problemas estruturais, seria terrivelmente anacrónica e alheada do mundo, pois no seu ser e missão não poderá ser senão a Igreja de Deus Trinitário, origem e destino de cada homem e de todo o universo.»

«A Igreja Católica é communio ecclesiarum e não uma federação de Igrejas estatais ou uma aliança mundial de comunidades eclesiais religiosamente relacionadas, que respeita por tradição humana ao Bispo de Roma, como presidente honorário. Nação, língua, cultura, não são princípios constitutivos para a igreja, que testifica e realiza a unidade dos povos em Cristo, mas sim meios essenciais, nos quais é exibida toda a riqueza e a plenitude de Cristo nos redimidos.»

«No entanto a Igreja não é uma organização puramente humana, a pergunta sobre a sua fundação sociojurídica através de um Jesus "histórico", é objectivamente inapropriado e resulta anacrónica a partir de uma hermenêutica teológica da revelação histórica. A igreja, pelo contrário, foi fundada como uma comunidade de vida com Jesus, na Sua natureza divina e na Sua relação filial com o Pai, revelando-se historicamente na Sua atuação enquanto homem, pois na sua pessoa foi anunciado o Reino de Deus.»

(D. Gerhard Ludwig Müller – Perfeito da Congregação da Doutrina da Fé in ‘L’Osservatore Romano’ em 2014 com tradução de JPR a partir da edição em língua espanhola AQUI)

Sem comentários: