Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Esperança


Sem dúvida que a esperança é um estado de alma, não um simples movimento interior de expectativa.

E o que é - aquilo que eu chamo - um estado de alma?

Trata-se de uma disposição permanente e duradoura que se vive independentemente dos acontecimentos exteriores.

Por outras palavras, o que acontece é observado criticamente tal como é e não o que, eventualmente possa parecer que é.

Por isso a esperança não assenta nem na concretização de algo que se deseja ou espera, nem no alheamento dessa realidade. A esperança leva a encarar os acontecimentos como fases num caminho para um fim desejado.

Também por isso, talvez, se costuma dizer que a esperança é a última a morrer.

Esperar é viver com perspectiva de futuro com os olhos postos no presente não ignorando ou tentando escamotear o que possa pensar-se que vai contra essa disposição.

Quem possui a virtude da esperança tem muito mais possibilidades de ser feliz que aquele que a não tenha.

Porquê? Porque o homem tende inevitavelmente para Deus que lhe incutiu uma ânsia de eternidade que é, como se compreende, a última felicidade.

Por isso a virtude da esperança é autêntico alimento já que se pode viver, perfeitamente, dela e, ao contrário, a sua ausência retira todo o sentido à vida.

(AMA, dissertação, 2010.05.19)

Sem comentários: