Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

«Vieram ao Seu encontro dois possessos, que habitavam nos sepulcros»

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja 
Sermão 17 sobre o Salmo 90, §4; PL 183, 252

«Estarei a seu lado na tribulação, para o salvar e encher de honras» (Sl 90,15); «as minhas delícias são estar junto dos seres humanos» (Pr 8,31). Eis o Emanuel, Deus connosco (Mt 1,23). [...] Ele desceu para estar próximo dos que têm o coração aflito, para estar connosco na nossa aflição. Mas virá um dia em que «seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens, para irmos ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor» (1Ts 4,17); se nos esforçarmos por tê-Lo sempre connosco como companheiro de viagem, em troca Ele dar-nos-á a pátria. Melhor ainda: então, Ele mesmo será a nossa pátria, desde que agora seja o nosso caminho.

Assim, é bom para mim, Senhor, estar na aflição, desde que Tu estejas comigo; é melhor que reinar sem Ti, que alegrar-me sem Ti, que estar sem Ti na glória. É melhor para mim agarrar-me a Ti na angústia, ter-Te comigo no crisol, que ficar sem Ti ainda que seja no céu. Com efeito: «quem mais tenho eu no céu? Na terra só desejo estar contigo» (Sl 72,25) «porque no fogo se prova o ouro e os eleitos de Deus no cadinho da humilhação»  (Sir 2,5). É aí que Tu estás, no meio dos que se reúnem em Teu nome, como outrora os três jovens na fornalha da Babilónia (cf. Dan 3,92). [...] Então por que trememos? [...] «Se Deus está por nós, quem pode estar contra nós?» (Rm 8,31) Se Deus nos arranca das mãos dos nossos inimigos, quem poderá arrancar-nos das Suas mãos?

Sem comentários: