Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Fonte de vida

Entre as metáforas que a Sagrada Escritura usa para falar do Paráclito, a água é uma das mais frequentes, um elemento absolutamente necessário para a vida natural: tudo se converte em deserto onde ela falta ou escasseia, e os seres vivos adoecem ou morrem. Manifesta uma das grandes riquezas que o Criador confiou aos seres humanos para que a administrem bem, ao serviço de todos. Na ordem sobrenatural, o Paráclito é essa fonte de vida. No Seu colóquio com a mulher samaritana, e depois na festa dos tabernáculos, Jesus Cristo prometeu que, aos que acolhessem com fé a Sua Palavra, lhes daria água viva, que poria em todos os que O procurassem uma fonte de água viva que brotaria incessantemente do seu interior. S. João anota que se referia com isto ao Espírito Santo, que iam receber os que n’Ele acreditassem [20].

O Espírito Santo chega aos cristãos como manancial inesgotável dos tesouros divinos. Recebemo-Lo no Batismo e na Confirmação. É-nos conferido no sacramento da Penitência, aplicando de novo às almas os méritos infinitos de Cristo. É enviado às nossas almas e aos nossos corpos cada vez que recebemos a Eucaristia e os outros sacramentos. Atua na consciência mediante as virtudes infusas e os dons… Numa palavra, a Sua missão consiste em nos fazer verdadeiros filhos de Deus e em que atuemos de acordo com esta dignidade. O Espírito Santo ensina-nos a ver com os olhos de Cristo, a viver e a compreender a vida como Ele o fez. Eis porque a água viva que é o Espírito Santo sacia a sede da nossa vida [21].

O Paráclito, Senhor e Dador da vida, que falou pelos profetas e ungiu Cristo para que nos comunicasse as palavras de Deus, continua agora a fazer ouvir a Sua voz na Igreja e na intimidade das almas. Por isso, viver segundo o Espírito Santo é viver de Fé, de Esperança, de Caridade, é deixar que Deus tome posse de nós e mude os nossos corações desde a raiz, para os fazer à Sua medida [22]. Agradeçamos os cuidados que nos dispensa como um pai e uma mãe bons, que isso e muito mais é para cada um de nós. Invocamo-Lo frequentemente? Renovamos em cada dia a decisão de manter a alma atenta às Suas inspirações? Esforçamo­‑nos por segui-las sem opor resistências?

[20]. Cfr. Jo 4, 10-13; 7, 37-39.
[21]. Papa Francisco, Discurso na Audiência geral, 8-V-2013.
[22]. S. Josemaria, Cristo que passa, n. 134.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de junho de 2013)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: