Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 8 de março de 2014

D. Álvaro foi um homem, um cristão, um sacerdote, um bispo fiel

O dia 19 de março, Solenidade de S. José, fala-nos também de renovar a entrega ao serviço de Deus e das almas. O Senhor chamou todos os cristãos, desde a eternidade, para que nos identifiquemos com Cristo. E S. José é, depois de Maria Santíssima, a criatura que melhor correspondeu a este chamamento: é o servo fiel e prudente, que o Senhor pôs à frente da Sua família [11]. Por isso é padroeiro da Igreja e do Opus Dei, e é modelo para todos os discípulos de Jesus.

D. Álvaro foi, não me cansarei de o repetir, um homem fiel: um cristão, um sacerdote, um bispo fiel. S. Josemaria comentava: gostaria que o imitásseis em muitas coisas, mas sobretudo na lealdade. Neste montão de anos da sua vocação, teve, humanamente falando, muitas ocasiões de se zangar, de se aborrecer, de ser desleal. E teve sempre um sorriso e uma fidelidade incomparáveis. Por razões sobrenaturais, não por motivos humanos. Seria muito bom que o imitásseis nisto [12].

A sua contínua perseverança, totalmente sobrenatural, tinha as suas raízes na virtude humana da lealdade, que aprendeu desde pequeno na sua família e que depois foi desenvolvendo com o passar dos anos. Que necessária é esta virtude! Muitas pessoas não se apercebem de que, quando ela falta, não é possível a confiança mútua e o relacionamento harmonioso e eficaz no próprio tecido social. «Sejamos, pois, fiéis, minhas filhas e filhos! Com aquela fidelidade sobrenatural que é, ao mesmo tempo, lealdade humana, virtude própria de mulheres e de homens maduros que puseram de lado as atitude infantis e que atuam com sentido de responsabilidade, fiéis aos seus compromissos» [13].

[11]. Missal Romano, Solenidade de S. José, Antífona de entrada (Lc 12, 4).
[12]. S. Josemaria, Notas de uma reunião familiar, 19-II-1974.
[13]. D. Álvaro, Carta, 1-II-1987 (“Cartas de família”, vol. I, n. 287).

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de março de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: