Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Opus Dei: 16ª edição da jornada pastoral debruçou-se sobre passagem de testemunho de Bento XVI a Francisco

A prelatura do Opus Dei realizou esta segunda-feira em Vila Nova de Gaia, Diocese do Porto, a 16ª edição da sua Jornada Pastoral, que teve por tema ‘Passagem de Testemunho, Bento XVI – Francisco: Um ano depois’.

Com a presença de cerca de 70 sacerdotes, a iniciativa foi presidida pelo vigário regional da Prelatura do Opus Dei, padre José Rafael Espírito Santo.

A conferência inaugural esteve a cargo do padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que abordou o tema ‘Dois Papas diferentes, um só ministério de Pedro’.

O sacerdote jesuíta “começou por sublinhar brevemente as principais características da função do Papa na Igreja”, referindo-se de seguida “ao sentido da renúncia de Bento XVI como um serviço ao Povo de Deus e uma atitude profética”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Quanto à atuação do Papa Francisco, o padre Manuel Morujão considera que o argentino tem proposto “uma profunda renovação da Igreja e um apelo à conversão”.

A jornada pastoral seguiu depois com o tema ‘D. Álvaro del Portillo, um Pastor fiel ao Ministério de Pedro’, a propósito da sua beatificação em Madrid, no próximo dia 27 de setembro, pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Depois da apresentação de um breve documentário sobre o futuro beato, o tema foi desenvolvido pelo padre Hugo de Azevedo, Prelatura do Opus Dei, que “destacou a sua fidelidade à Igreja, o seu papel de secretário de uma das comissões do Concílio Vaticano II e a sua atuação como pastor especialmente depois de suceder ao fundador do Opus Dei como prelado”, acrescenta o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Prelatura do Opus Dei é um organismo da Igreja Católica vocacionado para a difusão da procura da santidade e a realização do apostolado cristão nas condições de vida corrente dos cidadãos comuns.

Opus Dei conta também com uma associação sacerdotal (a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz) a que pertencem, além do clero próprio da prelatura, os sacerdotes diocesanos que pretendem receber estavelmente a assistência espiritual do Opus Dei.

MD / Agência Ecclesia

Sem comentários: