Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A alegria do anúncio da beatificação de D. Álvaro del Portillo

Com o anúncio da data da beatificação do queridíssimo D. Álvaro, a 27 de setembro, começámos a contagem decrescente para esse acontecimento. É um dom de Deus que vai enriquecer espiritualmente a Igreja, a Obra e cada um de nós. Por isso, ao mesmo tempo que elevamos ao Céu a nossa gratidão, procuremos esmerar-nos, cada uma e cada um, em seguir com maior fidelidade diária o chamamento à santidade que Jesus Cristo anunciou, o caminho de santificação na vida quotidiana que S. Josemaria abriu com a sua correspondência heroica à graça de Deus, e que D. Álvaro e outros muitos fiéis da Prelatura já percorreram, em plena sintonia com esses ensinamentos.

A Igreja, ao declarar que D. Álvaro praticou em grau heroico as virtudes cristãs, afirma que ele «incarnou de forma plena, exemplar e íntegra (…) o espírito do Opus Dei, que chama os cristãos a procurar a plenitude do amor a Deus e ao próximo através dos deveres habituais que entretecem os nossos dias» [1]. Assim, por ocasião do centenário do seu nascimento, no próximo dia 11 de março, sugiro que detenhais o vosso olhar na figura deste servo bom e fiel [2], a quem o Senhor confiou o governo da Prelatura do Opus Dei depois da partida de S. Josemaria para o Céu. Atuemos com o desejo de conhecer melhor a sua correspondência à vocação cristã e procuremos reproduzi-la no nosso dia a dia: meditemos nos seus escritos, aprendamos com as suas respostas à graça, pedindo a sua intercessão para viver sem cedências o espírito da Obra.

Para os fiéis do Opus Dei, para os Cooperadores e para todos os que se querem santificar segundo este espírito, a constante atuação de D. Álvaro mostra-nos uma forma bem concreta de seguir Jesus Cristo, o único Mestre e Modelo de toda a perfeição. E nós devemos segui-Lo pelo canal regulamentar, como dizia às vezes com o seu caraterístico bom humor, ou seja, assumindo o melhor possível o mesmo espírito de caminhar com Cristo que S. Josemaria nos transmitiu por querer divino.


[1] Congregação para as Causas dos Santos, Decreto sobre as virtudes do Servo de Deus Álvaro del Portillo, Roma, 28‑VI‑2012.
[2] Mt 25, 21.


(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de fevereiro de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: