Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Não abandonem a palavra de Deus para seguir a da moda

Na homilia desta sexta-feira na Missa na Capela da Casa de Santa Marta o Papa Francisco partindo do Primeiro Livro de Samuel refletiu sobre a passagem em que os Chefes do Povo pedem a Samuel, já de idade avançada, de estabelecer para eles um novo rei, pretendendo, de facto, auto-governarem-se. Naquele momento – segundo o Papa Francisco – o povo rejeitou Deus, não só não ouve a Palavra mas rejeita o próprio Deus. E o Santo Padre sublinha a frase reveladora deste distanciamento proferida pelos anciãos de Israel: ‘queremos um Deus Juiz para sermos iguais aos outros povos’. Assim, rejeitam o Deus do Amor, rejeitam a eleição e procuram o caminho da mundanidade, como também hoje acontece com muitos cristãos – afirmou o Papa Francisco:
“A normalidade da vida exige do cristão fidelidade à sua eleição e a não vendê-la para andar em direção a uma uniformidade mundana. Esta é a tentação do povo e também a nossa. Tantas vezes, esquecemos a Palavra de Deus, aquilo que nos diz o Senhor e pegamos a palavra que está mais na moda? Mesmo aquela da telenovela está na moda, podemos pegar nela, é mais divertida!”

“A tentação vem e endurece o coração e quando o coração é duro, quando o coração não é aberto, a Palavra de Deus não pode entrar. Jesus dizia àqueles de Emaús: ‘Homens sem inteligência e lentos de coração!’ Tinham coração duro, não podiam perceber a Palavra de Deus. E a mundanidade amolece o coração, mas mal: nunca é uma coisa boa o coração mole! O bom é o coração aberto à Palavra de Deus, que a recebe. Como a Nossa Senhora, que meditava todas as coisas no seu coração, diz o Evangelho. Receber a palavra para não nos distanciarmos da eleição.

O Papa Francisco concluiu a sua homilia pedindo ao Senhor que nos dê docilidade espiritual para termos o nosso coração aberto à Palavra de Deus para superarmos os nossos egoísmos:“Peçamos a graça de superá-los e peçamos a graça da docilidade espiritual, ou seja, de abrir o coração à Palavra de Deus e não fazer como fizeram aqueles nossos irmãos, que fecharam o coração porque se afastaram de Deus e há muito tempo não sentiam e não percebiam a Palavra de Deus. O Senhor nos dê a graça de um coração aberto para receber a Palavra de Deus e para meditá-la sempre. E dali tomar o verdadeiro caminho.” (RS)

Fonte: 'news.va')

Vídeo da ocasião em italiano

Sem comentários: