Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 11 de janeiro de 2014

A fraternidade constrói-se numa vida que conserva toda a sua dureza

Nos dias passados, meditando uma vez mais sobre as homilias do nosso Padre – recomendo que volteis uma e outra vez a meditar esses textos, que enriquecerão a vossa vida interior – detive-me numas palavras que exprimem com muita clareza o porquê do nascimento de Jesus. Nosso Senhor veio trazer a paz, a boa nova, a vida a todos os homens. Não só aos ricos, nem só aos pobres; não só aos sábios, nem só à gente simples, a todos. Aos irmãos, pois somos irmãos, já que somos filhos de um mesmo Pai, Deus [14].

Sentirmo-nos irmãos dos outros e agir como tal é dom divino. A fraternidade está enraizada na paternidade de Deus. Não se trata de uma paternidade genérica, indistinta e historicamente ineficaz, mas do amor pessoal, solícito e extraordinariamente concreto de Deus por cada um dos homens (cfr. Mt 6, 25-30). Trata-se, por conseguinte, de uma paternidade eficazmente geradora de fraternidade, porque o amor de Deus, quando é acolhido, torna-se o mais admirável agente de transformação da vida e das relações com o outro, abrindo os seres humanos à solidariedade e à partilha ativa.

Sobretudo a fraternidade humana, prossegue o Papa, foi regenerada em e por Jesus Cristo, com a Sua morte e ressurreição. A cruz é o «lugar» definitivo de fundação da fraternidade que os homens, por si sós, não são capazes de gerar. Jesus Cristo, que assumiu a natureza humana para a redimir, amando o Pai até à morte e morte de cruz (cfr. Fl 2, 8), constitui-nos, pela Sua ressurreição, como humanidade nova, em plena comunhão com a vontade de Deus, com o Seu projeto, que inclui a realização plena da vocação à fraternidade [15].

Por ser um dom de Deus, a promoção da fraternidade traz consigo também uma tarefa que o Senhor confia a cada um e da qual não nos podemos alhear. Com um saudável realismo, que nada tem a ver com uma atitude pessimista, o nosso Fundador escrevia que a vida não é um romance cor-de-rosa. A fraternidade cristã não é algo que vem do Céu de uma vez por todas, mas é uma realidade para ser construída todos os dias. E constrói-se numa vida que conserva toda a sua dureza, com confrontos de interesse, com tensões e lutas, com o contacto diário com pessoas que nos parecem insignificantes, e com visões curtas da nossa parte [16].

[14]. S. Josemaria, Cristo que passa, n. 106.
[15]. Papa Francisco, Mensagem para o Dia mundial da paz de 2014, 8-XII-2013, n. 3.
[16]. S. Josemaria, As riquezas da fé, publicado originalmente em “Los domingos de ABC”, 2-XI-1969. Tradução portuguesa publicada em “S. Josemaria” boletim informativo n. 8 (março de 2013)

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de janeiro de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Sem comentários: