Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Comissão para a proteção das crianças foi criada pelo Papa

O Papa decidiu instituir uma “comissão para a proteção das crianças”, que vai coordenar o combate e prevenção de abusos sexuais na Igreja Católica, anunciou hoje o Vaticano.

A medida é uma das conclusões da segunda reunião de Francisco com o conselho de oito cardeais dos cinco continentes que se iniciou na terça-feira e se vai concluir esta tarde.

A decisão foi comunicada, em conferência de imprensa, pelo cardeal Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston (Estados Unidos da América), um dos membros do conselho consultivo, o qual adiantou que esta nova comissão tem como missão aconselhar o Papa "a respeito do compromisso da Santa Sé na proteção das crianças" e na “atenção pastoral às vítimas de abusos”.

Em concreto, a comissão vai analisar o “estado atual” dos programas para a proteção dos menores, formular sugestões para "novas iniciativas" por parte da Cúria Romana e propor "nomes" de especialistas em diversas áreas para uma aplicação “sistemática” da nova iniciativa, em colaboração com as conferências episcopais e institutos religiosos.

“A composição e as competências da comissão serão indicadas proximamente com maior detalhe pelo Santo Padre, com um documento apropriado”, acrescentou o cardeal norte-americano.

D. Seán Patrick O'Malley declarou que esta decisão vem “na linha” da ação iniciada pelo Papa Bento XVI.

Segundo o responsável, a nova comissão vai ajudar em questões como “linhas de orientação para a proteção das crianças, programas de formação, protocolos para um ambiente seguro, cooperação com as autoridades civis, pastoral de apoio às vítimas e familiares, colaboração com peritos”, entre outras.

O arcebispo de Boston frisou que a competência nas investigações a eventuais casos de abusos sexuais continuam a ser dos bispos e superiores religiosos, em ligação com a Congregação para a Doutrina da Fé.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, adiantou por sua vez que o conselho de cardeais concluirá a sua primeira análise às várias congregações da Cúria Romana.

"Começamos a fazer algumas recomendações, mas o nosso trabalho está apenas no começo", precisou o cardeal O'Malley, a este respeito.

A próxima reunião vai decorrer entre 17 e 18 de fevereiro do próximo ano, precedendo o consistório do Colégio Cardinalício, nos dias 20 e 21 do mesmo mês, e o consistório para a criação de novos cardeais, a 22, festa litúrgica da Cátedra de São Pedro.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2014 vai decorrer uma reunião da Secretaria do Sínodo dos Bispos.

O novo Conselho de Cardeais tem como missão auxiliar o Papa no governo da Igreja Católica e “estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica” que regulamenta atualmente a Cúria Romana, organismos centrais (dicastérios) da Santa Sé, a 'Pastor bonus', assinada por João Paulo II a 28 de junho de 1988.


OC / Agência Eclesia

Sem comentários: