Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 2 de novembro de 2013

Papa envia inquérito a paróquias de todo o mundo para preparar Sínodo da Família

O Papa Francisco enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo Sínodo dos Bispos com 35 questões sobre “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”, disse hoje à Agência ECCLESIA o padre Manuel Morujão.

“União de pessoas do mesmo sexo”, “Educação dos filhos no contexto de situações matrimoniais irregulares”, “Matrimónio segundo a lei natural” e “Pastoral para enfrentar algumas situações matrimoniais difíceis” são alguns dos temas do questionário enviado às conferências episcopais.

De acordo com o secretário e porta-voz da conferência Episcopal Portuguesa, o documento, com “uma dezena de páginas” foi enviado ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, com o pedido de o fazer chegar “especialmente às paróquias” de cada diocese.

“Trata‑se de fazer uma reflexão sobre a realidade das famílias atuais, com vista a melhorar a pastoral que as deve servir e ajudar: «Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização». Para ajudar a reflexão, o Secretariado Geral do Sínodo organizou um questionário, com cerca de 35 perguntas, divididas em 9 apartados”, referiu o padre Manuel Morujão

“Difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja, a propósito da família”, “Pastoral da Família no contexto da evangelização”, “Abertura dos esposos à vida”, “Relação entre a família e a pessoa” e “Outros desafios e propostas” são os restantes temas para os quais se solicitam os pareceres das comunidades “das bases”.

“Como é fácil de ver, todos os temas são abordados e é pedida a reflexão das bases, com realismo e coragem”, disse o secretário da CEP à Agência ECCLESIA.

O padre Manuel Morujão pede que cada diocese envie as suas respostas para o Secretariado Geral da CEP “nos começos de janeiro” de 2014 para que o contributo de Portugal chegue ao Vaticano “até ao final” desse mês, como é pedido pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

“Dentro de poucos dias, terá lugar em Fátima uma Assembleia Plenária dos Bispos (11‑14 de novembro). Será ocasião para dar mais algumas orientações concretas sobre a preparação do próximo Sínodo dos Bispos”, declarou o padre Manuel Morujão à Agência ECCLESIA.

PR / Agência Ecclesia

Sem comentários: