Papa presidiu à ordenação episcopal do secretário-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano
Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os bispos devem “servir”, com uma atenção particular a “quantos têm necessidade de acolhimento e de ajuda”.
“O episcopado é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre”, declarou, na homilia da missa de ordenação episcopal do secretário-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, D. Fernando Vérgez Alzaga.
“É Cristo, de facto, que no ministério do bispo continua a pregar o ministério de salvação e a edificar os crentes, através dos sacramentos da fé”, acrescentou, numa celebração que decorreu na Basílica de São Pedro.
O Papa pediu ao novo prelado que desempenhe a sua nova missão “com amor e com grande misericórdia”.
“Lembra-te que, na Igreja Católica unida pelo vínculo da caridade, estás unido ao colégio dos bispos e tens de levar em ti a solicitude de todas as Igrejas, socorrendo generosamente os que têm mais necessidade de ajuda”, acrescentou.
Francisco destacou que o prelado espanhol, de 68 anos, vai ser bispo junto dos trabalhadores do Vaticano: “Sê seu pai e irmão, com verdadeiro amor e ternura”.
O Papa tinha cancelado as audiências matinais, devido a uma constipação.
O novo bispo era, desde 2008, responsável pela Direção de Telecomunicações do Estado do Vaticano.
OC / Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário