Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Deixemos que Jesus nos veja com a sua misericórdia (homilia de hoje do Papa Francisco - vídeo em italiano)



O Papa Francisco celebrou Missa, na manhã desta sexta-feira, na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, da qual concelebrou o Cardeal Jorge Liberato Urosa Savino, arcebispo de Caracas, por ocasião da festa nacional na Venezuela.

Durante a sua breve homilia, o Santo Padre refletiu, com os presentes, sobre o tema da “misericórdia”. De facto, partindo do texto da Liturgia de hoje, ele referiu-se às palavras de Jesus aos fariseus, que o criticavam por comer com os pecadores. Os publicanos, por sua vez, eram duplamente pecadores, porque eram “apegados ao dinheiro e traidores da pátria”, por cobrarem as taxas do povo por conta dos romanos.

Jesus olha para o publicano Mateus que cobrava taxas, com misericórdia. Ao ver Jesus, este homem sentiu algo de diferente, de novo, algo que não sabia, e ouve o convite de Jesus:
“Segue-me, segue-me! Naquele momento, o homem encheu-se de alegria, mas, ao mesmo tempo, ficou um pouco duvidoso, porque era muito apegado ao dinheiro. Foi suficiente um momento... e naquele momento Mateus disse sim: deixou tudo e seguiu ao Senhor. Foi o momento da misericórdia, recebida e aceita. Foi uma profunda experiência espiritual”.

Depois, disse o Papa, houve um segundo momento: o da festa. Ele fez festa com os pecadores; festejou a misericórdia de Deus, que muda a vida humana. Depois destes dois momentos, encontro e festa, vem o da obra, o anúncio do Evangelho:
“Esta obra deve ser alimentada em memória do encontro e da festa. A obra não é mais um momento, mas um tempo favorável, até o fim da vida. É um memorial daquele encontro com Jesus, que muda a vida, que usa de misericórdia! Este memorial dá força a Mateus e a todos nós a ir adiante”!

Na passagem evangélica, concluiu o Pontífice, fala-se da recusa de tantos convidados à festa do Senhor. Jesus foi à busca dos pobres, dos enfermos, e com eles fez festa e lhes ofereceu a sua graça e misericórdia. Jesus não veio para os justos, mas para os pecadores. Ele veio por nós, pecadores. Por isso, “deixemo-nos guiar pela misericórdia de Jesus! Façamos festa e recordemo-nos da nossa salvação!

(Fonte: 'news.va')

Sem comentários: