Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 29 de junho de 2013

Igreja de Roma funda-se sobre o martírio

Ao meio dia, da janela do Palácio Apostólico, o Papa Francisco, retomou, antes da oração mariana do Angelus, o tema da festa dos Santos Pedro e Paulo, dizendo que é de modo especial uma festa da Igreja de Roma, Igreja que se funda sobre o martírio destes dois Apóstolos. Mas é também uma festa da Igreja Universal porque o povo de Deus a eles deve o dom da fé. A providencia quis que ambos chegassem a Roma e aqui versassem o sangue pela fé. É por isso – frisou o Papa - que Roma se tornou, “imediata e espontaneamente, ponto de referencia para toda a Igreja espalhada pelo mundo. Não pelo poder do Império, mas pela força do martírio, do testemunho prestado a Cristo”.

“No fundo, é sempre e somente o amor de Cristo que gera a fé e que manda para a frente a Igreja”

O Papa convidou depois a pensar em Pedro que não confessou a sua fé pelas suas capacidades humanas, mas porque foi conquistado pela graça que Jesus difundia. O mesmo acontece com Paulo que, quando jovem, era inimigo dos cristãos, mas quando Cristo Ressuscitado o chamou pelas vias de Damasco, compreendeu que Jesus não tinha morrido, estava vivo, e amava a ele também que era seu inimigo – disse o Papa, indicando nisto a experiência da misericórdia, do perdão, que Pedro e Paulo experimentaram em si próprios e pelo qual deram a vida. E o Papa sublinhou essa grande alegria…

“Caros irmãos, que alegria acreditar em Deus que é amor, totalmente graça!. Esta é a fé que Pedro e Paulo receberam de Cristo e transmitiram à Igreja. Louvemos o Senhor por estes dois gloriosos testemunhos, e como eles se deixaram conquistar por Cristo. “

O Papa Francisco recordou também Santo André, irmão de Simão Pedro e que partilhou com ele a fé em Jesus.

“Apraz-me recordá-lo também porque hoje, segundo uma bela tradição, está presente em Roma a Delegação do Patriarcado de Constantinopla, que tem como Padroeiro precisamente o Apóstolo André. Todos juntos mandamos as nossas saudações cordiais ao Patriarca Bartolomeu I e rezamos por ele por aquela Igreja”

Depois da oração mariana do Angelus, o Papa saudou os peregrinos vindos de várias partes do mundo para festejar os Arcebispos Metropolitas, pedindo orações por eles e pelas suas comunidades, de modo particular pelo povo centro africano, duramente provado, encorajando a caminhar com fé e esperança.

Rádio Vaticano

Vídeo da ocasião em italiano

Sem comentários: