Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 29 de junho de 2013

D. Manuel Clemente recebe insígnia de honra das mãos do Papa

O novo Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, recebeu este sábado o pálio, insígnia litúrgica de honra e jurisdição da Igreja Católica, numa cerimónia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma.

D. Manuel Clemente foi o primeiro a receber a insígnia e fez o juramento em nome de todos, proferido em latim.

O Papa Francisco lembrou, na homilia da missa, que esta insígnia representa o compromisso de ser um instrumento de comunhão.

“O pálio, se é sinal da comunhão com o Bispo de Roma, com a Igreja universal, é também um compromisso que obriga cada um de vós a ser instrumento de comunhão”, começou por dizer o pontífice.

“Confessar o Senhor deixando-se instruir por Deus, consumar-se por amor de Cristo e do seu Evangelho, ser servidores da unidade: estas são as incumbências que os apóstolos São Pedro e São Paulo confiam a cada um de nós, amados irmãos no episcopado, para serem vividas por cada cristão.”

Foram as palavras do Papa Francisco, este sábado, no Vaticano, na cerimónia de imposição do pálio a 34 arcebispos.

D. Manuel Clemente, novo Patriarca de Lisboa, toma posse do cargo no próximo dia 6 de Julho, na Sé de Lisboa.

Também este sábado, D. José Policarpo despede-se da diocese de Lisboa após 15 anos como Patriarca. A partir das 10h30, vai presidir no Mosteiro dos Jerónimos à sua última celebração pública, a cerimónia de ordenação de seis novos padres e diáconos.

Sem comentários: