Tal como a Renascença avançou em primeira mão, D. Manuel Clemente é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A escolha do Patriarca eleito de Lisboa para a liderança da CEP foi formalizada em Fátima às 18h30 desta quarta-feira. Os bispos estiveram reunidos em assembleia plenária extraordinária para decidir quem seria o sucessor de D. José Policarpo, que está a poucos dias de se despedir da diocese de Lisboa e que era o presidente da CEP em exercício.
D. Manuel Clemente vai liderar a CEP até finais de Abril de 2014, mês das próximas eleições. D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, foi eleito vice-presidente. Faltando um bispo para completar o número de sete membros do Conselho Permanente da CEP, foi eleito D. António Couto, bispo de Lamego.
Em comunicado, a CEP sublinha que D. José Policarpo foi alvo de um voto de congratulação pelo serviço prestado, aprovado por unanimidade: "Somos grandemente devedores à sua inteligência esclarecida e ao seu coração solícito, à sua capacidade de planear, de intervir e de concretizar iniciativas e programas. Na conclusão da sua missão como Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal, os Bispos de Portugal louvam a Deus e agradecem de coração por todo o bem feito à Igreja em Portugal, na fidelidade a Cristo e ao serviço de todos".
A entrada oficial de D. Manuel Clemente no Patriarcado está marcada para 7 de Julho, um domingo. Sucede a D. José Policarpo como Patriarca de Lisboa.
Rádio Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário