Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Pe. José Afonso Guedes - Missas 7º dia e actualização Nota Necrológica

Missa de 7º dia                  11 de março   2ª f            19:15           
O r a t ó r i o    de   S. Josemaria

Missa na Sé de Évora   
12 de março   3ª f           17:30           
preside   D o m   J o s é   A l v e s   Arcebispo de Évora

Nasceu em Évora a 5 de Fevereiro de 1959. Fez aí o liceu e depois foi estudar para Lisboa onde se licenciou em Línguas e Literatura Modernas.

Depois de frequentar o seminário da Prelatura do Opus Dei em Roma, em 1997 doutorou-se na Faculdade de Filosofia eclesiástica da Universidade de Navarra, dissertando sobre “O pensamento estético de David Hume”.

O Padre José Afonso Guedes foi ordenado sacerdote em 13 de Outubro de 1998.  

Desde então exerceu o seu ministério sacerdotal fundamentalmente em Lisboa. Nos últimos anos foi o Director do Oratório de São Josemaria, nessa cidade. Todos recordam a sua jovialidade, delicadeza, bom humor, a sua disponibilidade para o que fosse preciso. 

Dedicava grande parte da sua actividade pastoral à administração do sacramento da reconciliação, contando-se por largas centenas as pessoas que atendia cada mês. Todos agradecem os seus prudentes conselhos, as vezes sem conta em que fez experimentar os que o ouviam a proximidade de Deus, recorrendo sempre na sua pregação a pequenas histórias e exemplos que ajudavam a penetrar mais no mistério do amor de Deus por nós. Via-se como amava o seu sacerdócio e assim viveu fielmente até ao fim.

Na última semana, Deus, no mistério insondável dos seus desígnios de Amor, permitiu que o Padre José Guedes passasse por momentos de doença que o impediram de realizar o seu habitual abundante trabalho pastoral. Neste tempo, especialmente acompanhado pelos que viviam ao seu lado e pelo médico, com a pena de não poder estar disponível para atender as pessoas, rezou por todos, celebrando a Missa com esforço – pois não conseguia coordenar totalmente a atenção –, cumprindo fielmente o seu plano de vida de oração até ao último dia, amando a sua vocação como o dom mais precioso.

No dia 5 de Março enviou uma mensagem dizendo que estava no Magoito, local onde ia com frequência passear, só ou acompanhado. Ao tentar telefonar-lhe para saber se necessitava de alguma coisa, não houve resposta e então foram à sua procura. O seu corpo acabaria por ser encontrado numa falésia. Não se sabe ao certo o que aconteceu. 

O velório realizou-se no Oratório de São Josemaria. Muitas dezenas de pessoas rezaram durante horas, acompanhando a mãe, a irmã e outros familiares do defunto, manifestando assim o muito apreço que tinham por ele. 

Na Missa do funeral o oratório esteve completamente cheio de fiéis, tendo cantado o coro do colégio Mira Rio, do qual o Padre José Guedes era Capelão. Concelebraram vários sacerdotes, entre eles alguns da Arquidiocese de Évora, o pároco de São Domingos de Benfica, em Lisboa, e presidiu à celebração o Vigário Regional do Opus Dei, Mons. José Rafael Espírito Santo. Na homilia ressaltou o amor ao sacerdócio e a fidelidade do Padre José Guedes, e como com esta perda Deus está a pedir-nos que cresçamos em fé e em confiança. Referiu umas palavras que o Prelado do Opus Dei, D. Javier Echevarría, enviou nesta ocasião. Com elas o Prelado manifestou o seu profundo pesar, unindo-se à dor e às orações por este seu filho fiel. E animou todos a estar serenos, pois não podemos ter nenhuma dúvida de que o Nosso Pai Deus nos assiste até ao último momento: devemos estar tranquilos, cheios de confiança na Providência do Céu, sabendo que muitos frutos sairão de tudo o que acabámos de viver.

Antes de sair o cortejo para o cemitério do Lumiar, Mons. José Rafael Espírito Santo agradeceu a presença de todos e afirmou a sua convicção de que o Padre José Afonso Guedes, agora diante de Deus, continuará a ajudar com a sua intercessão aqueles que acompanhou aqui na terra.


Fonte: site do Opus Dei em http://www.opusdei.pt/art.php?p=52443 

Sem comentários: