Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Credo (1)

Porque, pergunta Bento XVI, onde encontramos a fórmula essencial da fé? Onde encontramos as verdades que nos foram fielmente transmitidas e que constituem a luz para a nossa vida diária? [1] O mesmo Papa nos oferece a resposta: no Credo, na Profissão de Fé, ou Símbolo da Fé, nós relacionamo-nos com o acontecimento originário da Pessoa e da História de Jesus de Nazaré; torna-se concreto o que o Apóstolo das nações dizia aos cristãos de Corinto: «Transmiti-vos em primeiro lugar o que também eu recebi (…)» (1 Cor 15, 3-4) [2].

Noutro Ano da Fé, proclamado por Paulo VI em 1967, também S. Josemaria nos convidava a aprofundar no conteúdo do Credo. Renovemos com regularidade o propósito de nos ajustarmos a este conselho. Depois de recordar uma vez mais que no Opus Dei procuramos sempre e em tudo sentíre cum Ecclesia, sentir com a Igreja de Cristo, nossa Mãe [3], acrescentava: por isso quero que recordemos agora, juntos, de modo necessariamente breve e sumário, as verdades fundamentais do Credo santo da Igreja: do depósito que Deus lhe confiou, ao revelar-Se [4]. Sempre, insisto, mas especialmente ao longo deste ano, implementemos um intenso apostolado da doutrina. Vemos diariamente como se torna mais necessário, pois há muitos que se consideram cristãos, inclusivamente católicos, e não estão em condições de apresentar as razões da sua fé aos que ainda não receberam o anúncio da Boa Nova, ou aos que conhecem de forma deficiente essas verdades transmitidas pelos Apóstolos e que a Igreja fielmente conserva.

[1] Bento XVI, Discurso na Audiência geral, 17-X-2012.
[2] Ibid.
[3] S. Josemaria, Carta 19-III-1967, n. 5.
[4] Ibid.


(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de novembro de 2012)

Sem comentários: