Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

«Limpa antes o interior do copo»: preparar um caminho no nosso coração

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo 
Homilias sobre o Evangelho de Lucas, n° 21; PG 13, 1855; SC 87


Lemos estas palavras do profeta Isaías: «Uma voz grita: Preparai no deserto um caminho para o Senhor, aplanai na estepe uma estrada» (40,3). O Senhor quer encontrar em vós um caminho por onde possa entrar no vosso coração e aí caminhar. Preparai-Lhe esse caminho; aplanai essa estrada. […] Que caminho iremos nós preparar para o Senhor? Será um caminho material? Mas poderá a palavra de Deus tomar um caminho desses? Não será antes preciso preparar para o Senhor um caminho interior e traçar no nosso coração estradas rectas e unidas? Sim, eis o caminho por onde a Palavra de Deus poderá entrar, para se instalar no coração humano capaz de a acolher.

Como é grande o coração do homem! Que largura e que capacidade, desde que seja puro! Queres conhecer a sua grandeza e a sua largura? Repara na extensão dos conhecimentos divinos que ele contém. O próprio coração o diz: «Foi Ele Quem me deu a verdadeira ciência de todas as coisas a fim de conhecer a constituição do universo e a força dos elementos, o princípio, o fim e o meio dos tempos, a sucessão dos solstícios e as mudanças das estações, os ciclos dos anos e a posição dos astros, a natureza dos animais mansos e os instintos dos animais ferozes, a força dos espíritos e os pensamentos dos homens, a variedade das plantas e as propriedades das raízes» (Sab 7,17-20). Como podes ver, não é pequeno o coração do homem que abarca tantas coisas. […]

Ora, se ele não é pequeno e se consegue captar tantas coisas, podemos preparar nele um caminho para o Senhor, e traçar uma estrada a direito, onde caminhará a Palavra e a Sabedoria de Deus (1Cor 1,24). Prepara um caminho para o Senhor através de uma boa consciência, aplana a estrada para que o Verbo de Deus caminhe em ti sem obstáculos e te dê o conhecimento dos seus mistérios e da sua vinda.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

Sem comentários: