A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que é venerada na Capelinha das Aparições, vai estar em Roma a 12 e 13 de Outubro na Jornada Mariana, promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. A 13 de Outubro, junto da imagem de Nossa Senhora, o Papa vai fazer a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.
A revelação foi feita esta segunda-feira tarde pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, durante a conferência de imprensa que antecede a Peregrinação Internacional do Migrante.
"A imagem de Nossa Senhora de Fátima, da Capelinha das Aparições, estará presente em Roma a pedido do Santo Padre, para fazer a consagração do mundo a Nossa Senhora", afirmou o prelado, explicando que "foi um pedido que chegou ainda no tempo do Papa Bento XVI, em primeiro lugar por telefone e depois por escrito".
"Ao telefone perguntaram-me se dava autorização e, naturalmente, eu respondi 'ao Santo Padre nunca se diz que não'", contou D. António Marto. O bispo de Leiria-Fátima sublinha ainda "a significação, o alcance e o relevo mundial" deste acontecimento.
As celebrações em Roma vão ser acompanhadas de perto pelo Santuário de Fátima, que a 12 e 13 de Outubro assinala mais uma peregrinação aniversária, que será presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
"A vinda do cardeal Secretário de Estado realça também o sentimento de comunhão com o Papa nesse dia 13, na consagração do mundo a Nossa Senhora. Esse acontecimento insere-se dentro do Ano da Fé, é um momento grande do Ano da Fé e aqui é a última peregrinação que sublinha também essa dimensão do Ano da Fé", salienta D. António Marto.
A imagem de Nossa Senhora deixa o santuário na manhã de 12 de Outubro e regressa na tarde de dia 13. No seu lugar, na Capelinha das Aparições, vai ser colocada a primeira imagem da Virgem Peregrina de Fátima, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário desde 8 de Dezembro de 2003.
A Jornada Mariana é um dos grandes eventos pontifícios no âmbito das celebrações do Ano da Fé e congrega em Roma centenas de movimentos e instituições ligadas à devoção mariana.
Rádio Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário