Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Eficácia da oração perante os ataques

Nas catequeses das suas Audiências gerais, nas últimas semanas, Bento XVI tem-se detido a considerar a eficácia da oração. Referindo-se a épocas concretas da vida da Igreja primitiva, narrou a reação dos fiéis perante os ataques e perseguições de que eram objeto. Todos recordamos a prisão de Pedro e de João pelo Sinédrio, conjurando-os a que não pregassem em nome de Jesus [4]. Depois de serem postos em liberdade, os Apóstolos reuniram-se com os primeiros fiéis e contaram-lhes as ameaças recebidas. O Papa sublinha que aquela primeira comunidade cristã não só não se assusta nem se divide, mas está profundamente unida na oração, como uma só pessoa, para invocar o Senhor (…). O que pede a Deus a comunidade cristã no momento de prova? Não pede a incolumidade da vida diante da perseguição, nem que o Senhor castigue aqueles que prenderam Pedro e João. Pede unicamente que lhe seja concedido “proclamar com audácia” a Palavra de Deus (cfr. At 4, 29), ou seja, reza para não perder a valentia da fé, a valentia de anunciar a fé  [5]. E conseguem-no rezando com amor o Salmo 2, em que se pré-anunciava o reconhecimento do Messias, apesar dos embates dos seus inimigos.

[4] Cfr. At 4, 1-31.
[5] Bento XVI, Discurso na audiência geral, 18-4-2012.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta de mês de julho de 2012)



Sem comentários: