Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 22 de julho de 2012

Apresentação do livro «Orando em Verso», na Capela das Termas de Monte Real, em 7 de Julho

Palavras do Padre José Carlos Nunes, Superior do Paulistas em Portugal

Saúdo os presentes com grande amizade e estima.

Manifesto a honra e alegria em ter publicado e apresentar esta obra em Monte Real, lugar que me é tão querido.

Sobre o autor deste belíssimo livro tenho apenas a sublinhar o que foi escrito na Introdução, pelo Pe. Armindo Castelão Ferreira (Pároco da Marinha Grande) e no Prefácio, pelo Dr. Mário Pinto (Professor Universitário Jubilado): «todos os escritos que conheço dele são um hino de louvor e ação de graças ao Senhor», «A poesia de Mexia Alves chama-nos para o dizer e o gozar abertos e peregrinos da Beleza e do Bem infinitos que estão no Outro», «Joaquim Mexia Alves tem uma vocação forte, como forte são nele a natureza e o carácter: na estatura, na voz, no gesto, na actividade, no destemor, na exuberância», «a oração do Joaquim Mexia Alves ganha beleza poética formal a partir da beleza da substância da oração que está dentro».

O homem reza desde que o mundo é mundo, e algumas orações foram transmitidas de uma língua para outra e de uma época cultural para outra.

Se é verdade que deve haver momentos em que nos dediquemos completamente à oração, também é verdade que nenhum momento da nossa vida se pode considerar desligado da oração. Se estamos habituados a rezar para que nos corra bem um exame ou para que tenhamos saúde, não sentimos necessidade de rezar quando não temos nenhuma necessidade importante. Mas afinal o agradecer não é também uma necessidade? E cada instante da nossa vida não é um tempo propício para agradecer? Se nos consideramos como o centro de tudo, achamos que os outros é que nos devem agradecer. Mas se sentimos que fazemos parte da família humana, se somos bons companheiros de viagem para os outros, e se os outros o são para nós; se temos alguma sensibilidade e conseguimos ver o bem que nos rodeia, então é fácil interpretarmos a ordem que nos impele a rezar sempre e a irmos para além da vida que estamos a viver sobre a terra, e a dilatar a nossa oração, transformando-a numa atitude de agradecimento por nós e por quem nos rodeia.
Pág. 13 – “Rezar”

A Bíblia é o principal ponto de referência para toda a forma de oração cristã. Ela explica-nos porque razão devemos rezar, quando devemos rezar, como rezar, a quem rezar, não através de indicações teóricas, mas seguindo a experiência de homens e de mulheres que, tendo encontrado Deus na sua vida, passaram momentos com Ele.
Pág. 55 – “Salmo de louvor ao meu Senhor”

Na Bíblia encontramos facilmente grandes exemplos de oração, e nomes de grandes “orantes”: Abraão, Moisés, Jeremias, Job… O Livro dos Salmos pode definir-se todo ele como uma rica e variada recolha de orações, capaz de exprimir todas as situações em que o orante se possa vir a encontrar. E o Joaquim Mexia Alves segue esta linha.
Pág. 44 – “Tenho o coração nas mãos”

No Novo Testamento encontramos sobretudo as atitudes e as orações de Jesus, Filho de Deus e mediador privilegiado de toda a relação entre nós e o Pai Celeste. Se é verdade que do nosso modo de rezar se pode compreender o que pensamos de Deus, e qual a imagem que temos de Deus, quando nos aproximamos de Jesus e da Sua oração aprendemos o caminho para uma oração completa e gratificante.

Jesus rezava. Ele pertencia a um povo que sabia rezar, o povo que criou o Livro dos Salmos e encontrou na prática de oração de Israel a norma que modelou a própria fé. A oração de Jesus é uma oração muito pessoal, na qual Ele Se dirige a Deus chamando-Lhe «Papá», com a intimidade e confiança contida no termo aramaico Abba e, o Pai responde entrando em diálogo com Ele: «Tu és o Meu Filho, Eu hoje Te gerei».

Foi a partir da Sua experiência de oração que Jesus ensinou os Seus discípulos a rezar, e fê-lo através de uma interpretação autorizada do ensino relativo à oração contido na Escritura e na Tradição por Ele recebida. É, portanto, essencial para a oração autêntica acolher os conselhos para a oração dados por Jesus aos discípulos e escutados por estes, conservados, transmitidos às comunidades cristãs, e por isso vividos pelos crentes até serem depositados como Escritura nos Evangelhos. Estas indicações são ainda hoje as linhas espirituais e pastorais necessárias à oração cristã. Jesus resumiu o Seu ensinamento na oração do «Pai Nosso», definido com razão «compêndio de todo o Evangelho» (Tertuliano, A oração, 1,6). Na verdade, o Pai Nosso – que nos foi transmitido em duas versões por Mt 6,9-13 e Lc 11,2-4 –, mais do que uma fórmula rígida, constitui uma síntese das indicações de Jesus espalhadas como sementes nos quatro evangelhos: é um traçado, uma matriz, um cânone capaz de recapitular o essencial da oração cristã. Pág. 64 – “Pai Nosso, no Filho”

«Fizestes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração não descansa enquanto não descansar em Vós.» (Confissões, I,1,1) Esta afirmação de Santo Agostinho, tão célebre e repetida de geração em geração, pode resumir bem o fundamento colocado à oração cristã pela época dos grandes Padres até aos nossos dias. Nesta perspectiva, a oração exprime o desejo do bem supremo que habita o homem, e é entendida como movimento do coração em direcção ao infinito, ao eterno, ao absoluto.

A oração cristã é, em primeiro lugar, escuta para chegar ao acolhimento de uma presença, a presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A operação é simples, mas nem por isso é fácil; pelo contrário requer a capacidade de silêncio interior e exterior, sobriedade, luta contra os múltiplos ídolos que nos ameaçam.

A oração brota onde há escuta: «Fala, Senhor, que o Teu servo escuta» (1Sm 3,9): é este o primeiro acto da oração que nós, infelizmente, somos tentados constantemente a inverter para «Ouve, Senhor, que o Teu servo fala.» Sim, a escuta é oração e tem primazia absoluta, enquanto reconhece a iniciativa de Deus, o facto de que Deus é o sujeito do nosso encontro com Ele: não é passividade, mas resposta activa, acção por excelência da criatura perante o Seu Criador e Senhor.
Pág. 103 – “Advento”

«A oração não é apenas o respiro da alma mas, para usar uma imagem, é também o oásis de paz no qual podemos ir buscar a água que alimenta a nossa vida espiritual e transforma a nossa existência. E Deus atrai-se a Si, faz-nos subir ao monte da santidade, para estarmos cada vez mais próximos dele, oferecendo-nos luz e conforto ao longo do caminho.» (Bento XVI, Audiência Geral, 13.06.2012)

«Quando rezamos, abre-se o nosso coração, entramos em comunhão não só com Deus, mas precisamente com todos os filhos de Deus, porque somos um só. E quando nos dirigimos ao Pai no nosso ambiente interior, no silêncio e no recolhimento, nunca estamos sós. Quem fala com Deus não está sozinho. Estamos na grande oração da Igreja, fazemos parte de uma grandiosa sinfonia que a comunidade cristã espalhada por todas as partes da terra e em todas as épocas eleva a Deus; sem dúvida, os músicos e os instrumentos são diferentes — e este é um elemento de riqueza — mas a melodia de louvor é uma só e está em harmonia. Então, cada vez que clamamos e dizemos: «Abbá! Pai!», é a Igreja, toda a comunhão dos homens em oração, que sustém a nossa invocação, e a nossa invocação é a invocação da Igreja.» (Bento XVI, Audiência Geral, 23.05.2012)

«Na oração nós experimentamos, mais do que noutras dimensões da existência, a nossa debilidade, a nossa pobreza e o facto de sermos criaturas, porque somos colocados diante da omnipotência e da transcendência de Deus. E quanto mais progredimos na escuta e no diálogo com Deus, para que a oração se torne o suspiro quotidiano da nossa alma, tanto mais compreendemos também o sentido do nosso limite, não apenas diante das situações concretas de cada dia, mas inclusive na própria relação com o Senhor. Então, aumenta em nós a necessidade de nos confiarmos, de nos entregarmos cada vez mais a Ele; compreendemos que «não sabemos... rezar como convém» (Rm 8, 26). E é o Espírito Santo que ajuda a nossa incapacidade, ilumina a nossa mente e aquece o nosso coração, orientando o nosso dirigir-nos a Deus.» 

«A oração do fiel abre-se também às dimensões da humanidade e de toda a criação, assumindo a «criação, que aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus» (Rm 8, 19). Isto significa que a oração, sustentada pelo Espírito de Cristo que fala no íntimo de nós mesmos, jamais permanece fechada em si própria, nunca é uma oração apenas para mim, mas abre-se à partilha dos sofrimentos do nosso tempo, dos outros. Torna-se intercessão pelo próximo, e deste modo libertação de mim mesmo, canal de esperança para toda a criação, expressão daquele amor de Deus, que é derramado nos nossos corações através do Espírito que nos foi comunicado (cf. Rm 5, 5). E precisamente este é um sinal de uma oração verdadeira, que não termina em nós mesmos, mas abre-se aos outros e assim liberta-me, e deste modo contribui para a redenção do mundo.» (Bento XVI, Audiência Geral, 16.05.2012)
Pág. 137 – “Entraste na minha vida”

Obrigado Joaquim Mexia Alves por esta partilha e boa leitura a todos!

Sem comentários: