Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 23 de junho de 2012

Para reconduzir o homem de hoje ao encontro com Cristo

Apresentado pelo arcebispo Fisichella o calendário das celebrações do Ano da fé

Bento XVI participará pessoalmente em vinte e um grandes eventos, cada quarta-feira proporá uma catequese sobre a fé e manifestou o seu apreço pela iniciativa - aprovada pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos - do formulário de uma missa especial para a nova evangelização. O Papa já está a viver no espírito do Ano da fé, anunciado mediante a carta apostólica em forma de motu proprio Porta fidei de 11 de Outubro de 2011, na qual tinha reiterado, entre outras coisas, uma das escolhas fundamentais do seu ministério pessoal: "A necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo".

Isto foi recordado na manhã de 21 de Junho pelo arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, apresentando aos jornalistas, na Sala de Imprensa da Santa Sé, o denso programa das celebrações que cadenciarão o Ano, cujo início coincidirá com dois aniversários: 50º da abertura do Vaticano II (1962) e o 20º da publicação do Catecismo da Igreja Católica (1992).

Entre os elementos caracterizadores do Ano o prelado indicou, além do logótipo, o site da internet - consultável no seguinte endereço: www.annusfidei.va - dedicado às várias fases do calendário das iniciativas. Disponível em versão plurilingue, o site foi iniciado pela Sala de Imprensa, contemporaneamente com o anúncio comunicado pelo arcebispo. Programado de maneira inovatica, é consultável de todos os dispositivos móveis e tablets, através da opção de componentes e tecnologias de nova concepção.

Foi preparado também o hino oficial: Credo, Domine, adauge nobis fidem é o estribilho que "permanece como invocação ao Senhor - explicou depois o arcebispo - para que aumente em todos nós a fé, sempre tão frágil e carente da sua Graça".

Outra novidade estará nas bancas a partir dos primeiros dias de Setembro. Trata-se de um subsídio pastoral intitulado: Vivere l'Anno della Fede, destinado a acompanhar "em primeiro lugar a comunidade paroquial e quantos quiserem inserir-se na compreensão dos conteúdos do Credo". Foi escolhida também uma pequena imagem de Cristo, representado na Catedral de Cefalù, que será distribuída a todos os fiéis nas várias partes do mundo. No verso encontra-se escrita a profissão de fé. Com efeito, uma das finalidades do Ano da fé consiste em "fazer do Credo - especificou o prelado - a prece quotidiana aprendida de cor, como se costumava fazer nos primeiros séculos do cristianismo".

O calendário das celebrações é denso. D. Fisichella indicou as datdas daquelas que terão lugar em Roma na presença do Papa. Após a solene abertura na praça de São Pedro - concelebrada por todos os padres sinodais, pelos presidentes das Conferências episcopais do mundo e pelos padres conciliares ainda vivos que puderem vir a Roma - o primeiro evento será realizado no domingo 21 de Outubro, com a canonização de seis mártires e confessores da fé. No dia 25 de Janeiro de 2013, a tradicional celebração ecuménica na basílica de São Paulo fora dos Muros assumirá um carácter ecuménico mais solene e rezar-se-á a fim de que "através da comum profissão do Símbolo os cristãos que receberam o mesmo baptismo não esqueçam o caminho da unidade como sinal visível a oferecer ao mundo". No sábado 2 de Fevereiro celebrar-se-á a missa pelos e com os consagrados. 

Também o Domingo de Ramos, 24 de Março, terá um cunho especial, com os jovens em preparação para a Jornada mundial da da juventude. O domingo 28 de Abril será dedicado aos jovens e adolescentes que receberam a crisma. O Papa conferirá o sacramento a um pequeno grupo de jovens. No domingo 5 de Maio será celebrada a missa na qual serão convidadas a participar as Confrarias. A vigília do Pentecostes, 18 de Maio, será dedicada a todos os movimentos eclesiais, antigos e novos. Na festa do Corpus Christi, domingo 2 de Junho, terá lugar uma solene adoração eucarística contemporaneamente no mundo inteiro. Na catedral de cada diocese e em cada igreja onde for possível, na mesma hora, celebrar-se-á o silêncio da contemplação. No domingo 16 de Junho centrar-se-á a atenção nos testemunhos do Evangelho da vida. "Desde sempre, a Igreja é promotora da vida humana e da defesa da dignidade da pessoa, desde o primeiro instante até ao seu fim natural", comentou D. Fisichella. No domingo 7 de Julho terminará na basílica de São Pedro a peregrinação de seminaristas, noviças, noviços e quantos estão a caminho vocacional, "para tornar pública a alegria da sua opção".

De 23 a 28 de Julho, a Jornada mundial da Juventude no Rio de Janeiro será vivida pelos jovens como um jubiloso momento de encontro "para dizer a todos a importância da fé". O dia 29 de Setembro será dedicado de modo particular aos catequistas, "para tornar mais evidente a importância da catequese no crescimento da fé e na compreensão inteligente e sistemática da fé em relação à vida pessoal e do amadurecimento comunitário". Trata-se de uma ocasião para recordar também o vigésimo aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica. No domingo 13 de Outubro reunir-se-ão todas as realidades marianas, "para indicar como a Virgem Maria, Mãe de Deus, é o ícone da fé de cada crente", enquanto no domingo 24 de Novembro será celebrado o dia conclusivo do Ano da fé.

Naturalmente, realizar-se-ão também várias celebrações a nível local. Entre outras, o arcebispo recordou a exposição que será realizada no Castelo do Santo Anjo, de 7 de Fevereiro a 1 de Maio, com obras de raridade absoluta, centradas sobre o apóstolo Pedro, além de um grandioso concerto que terá lugar na praça São Pedro, no dia 22 de Junho de 2013. 

(© L'Osservatore Romano - 23 de junho de 2012)

Sem comentários: