Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 5 de maio de 2013

'O escândalo de Westminster' pelo Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada

Catedral católica de Westminster
Isto de escândalos eclesiais já não devia surpreender ninguém, mas a verdade é que fiquei impressionado com as mais recentes notícias de Westminster, a diocese católica da capital do Reino Unido. E, mais uma vez, a questão tem que ver com os padres, que, como é sabido, têm sido recentemente motivo de muitas notícias no mundo anglo-saxónico, quase sempre pelos piores motivos.

Desta feita, é a própria diocese católica de Londres, Westminster, que toma a iniciativa de denunciar o problemático estado em que se encontra. Fá-lo por meio de um breve folheto de quatro páginas, divulgado a todos os seus fiéis, e que abre com a chocante fotografia de quatro candidatos ao presbiterado, prostrados no chão, como prescreve a liturgia da respectiva ordenação. Nas páginas seguintes, um gráfico ajuda a compreender a difícil situação da principal diocese britânica: em menos de uma década o número de seminaristas duplicou! Com efeito, se em 2004 eram apenas 17, na actualidade o seminário católico de Londres conta com 40 jovens, dos quais oito serão ordenados presbíteros este Verão!


Ordenações em Westminster 2010
É certamente extraordinário um incremento de 135% das vocações sacerdotais na principal diocese inglesa, precisamente no país em que a confissão religiosa maioritária, a Igreja Anglicana, não só permite a ordenação sacerdotal de homens casados, como também admite mulheres às sagradas ordens.

Esta explosão de vocações é dramática a vários níveis. Do ponto de vista económico, representa um grave défice para a diocese londrina, que, por isso, lançou uma campanha de grande escala de angariação de fundos. Para os eternos defensores dos padres casados e da ordenação feminina, é um facto trágico, que quase os deixa sem argumentos. Para os católicos, é um milagre tão evidente que dispensa a fé, logo no ano em que os Papas Bento XVI e Francisco tinham pedido uma especial vivência desta virtude sobrenatural!

Gonçalo Portocarrero de Almada in 'i' online http://www.ionline.pt/iOpiniao/o-escandalo-de-westminster

Sem comentários: