O Cardeal Seán O’Malley, Arcebispo de Boston e conselheiro próximo do Papa Francisco, vai boicotar um evento numa universidade situada na sua diocese por causa da homenagem que vai ser feita ao primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kelly.
Kelly apoia a liberalização parcial do aborto na Irlanda, país em que a prática é proibida. Boston College tinha sido já criticado por movimentos pró-vida por convidar o político e, este sábado, o Cardeal deu força aos protestos anunciando que não estará presente.
O’Malley, que é de origem irlandesa, costuma fazer a bênção final desta cerimónia, que este ano se vai realizar no dia 20 de Maio. O Arcebispo anunciou que apesar de não estar presente, os finalistas podem contar com as suas orações.
O Cardeal foi referido várias vezes como um dos possíveis sucessores de Bento XVI e após a eleição de Francisco foi convidado a fazer parte de uma comissão especial de apenas oito cardeais que vão aconselhar sobre as reformas a fazer na cúria romana.
Seán O’Malley, que esteve no fim-de-semana passado nos Açores para presidir às celebrações da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, é conhecido pela forma como lida com casos de abusos sexuais na Igreja. O Cardeal já foi nomeado para três dioceses com o propósito de recuperar a imagem e a reputação da Igreja, e lidar eficazmente com este problema, adoptando uma política de tolerância zero e total transparência.
Rádio Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário