Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 12 de maio de 2013

De 22 a 28 de Julho o Papa no Rio para a JMJ

O Brasil é o destino da primeira viagem internacional do Papa Francisco, que de 22 a 28 de Julho estará no Rio de Janeiro para a celebração da XXVIII Jornada mundial da juventude. Foi anunciado na manhã de terça-feira 7 de Maio pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que ilustrou o programa da visita.

Quatro meses depois da eleição, o primeiro Pontífice da América Latina regressa ao seu continente, visitando o país com o maior número de católicos no mundo. A partir da tarde de segunda-feira 22 permanecerá por sete dias na metrópole carioca. Na terça-feira 23 não estão previstos compromissos; o Papa estará na residência do Centro de estudos do Sumaré, e a quarta-feira 24 será dedicada quase inteiramente à peregrinação ao santuário mariano de Aparecida. Além disso, estão previstos encontros oficiais - em primeiro lugar com a presidente da República Dilma Rousseff (segunda-feira 22) - e outros mais pastorais: as visitas a um hospital para a inauguração de um pólo de atenção integrada da saúde mental (quarta-feira 24) e à favela da Varginha (quinta-feira 25), e a saudação a alguns presos (sexta-feira 26).

A participação do Santo Padre nos ritos e noutros momentos da JMJ, durante os quais são esperados milhões de jovens dos cinco continentes, está no centro da programação: a festa de recepção, no cenário sugestivo da praia de Copacabana e as confissões dos jovens, o almoço com a delegação de representantes das novas gerações dos cinco continentes; a via-sacra em Copacabana, a vigília e a celebração conclusiva na esplanada de Guaratiba, na periferia ocidental da Cidade maravilhosa. Na tarde de domingo, antes de se despedir, o Papa Francisco participará na reunião de coordenação do Conselho episcopal latino-americano (CELAM), para frisar a própria atenção em relação a todo o continente. Regressará a Roma, depois de um voo de mais de nove mil quilómetros, na manhã de segunda-feira 29.

Antes dele, João Paulo II já tinha visitado quatro vezes o Brasil: em Julho de 1980, em Junho de 1982, em Outubro de 1991 e em Outubro de 1997. Também Bento XVI, em Maio de 2007, visitou São Paulo e Aparecida, sede dos trabalhos da V Conferência geral do episcopado da América Latina e do Caribe, na qual participou também o então cardeal Jorge Mario Bergoglio.

(© L'Osservatore Romano - 12 de Maio de 2013)

Sem comentários: