Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Maria a Bem-aventurada ao serviço do Senhor

Retábulo Santuário Torreciudad
«Maria sabe (…), ao louvar no Magnificat os grandes feitos de Deus nela, feitos, que de então em diante, serão reconhecidos por todas as gerações de tal forma que ela, Maria, se dita pura e simplesmente a Bem-aventurada.
(…)
Mas será difícil encontrar nela os traços de mulher lutadora: ela vive inteiramente para o serviço de seu Filho e deve deixá-lo dispor dela, como ele quer e é necessário. Um tal serviço é, contudo, coisa de todas as épocas cristãs, como quer que nelas a imagem da mulher se vá transformando.»

(Hans Urs von Balthasar in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)

Permitam-me que compartilhe, convosco uma outra visão a que associo Nossa Senhora, vejo-a como uma mulher culta, diria mesmo de grande cultura, não só pelo conhecimento da lei moisaica, mas sobretudo por ter contextualizado o seu SIM na Anunciação colocando-se imediatamente ao dispor do Senhor, por ter tido a percepção, e nisso realmente o elemento feminino é extraordinário, durante as Bodas de Caná que havia chegado o momento de Jesus Cristo se manifestar publicamente e por ter sido o elemento aglutinador de todos os discípulos do Senhor após a Sua morte e Ressurreição mantendo-os unidos até ao Pentecostes.

Além do dogma da Assunção, que vivemos com intenso amor filial, dela mais nada sabemos após o Pentecostes (At 1,14 – 2,1), a não ser que dos seus exemplos retirámos extraordinárias lições, nomeadamente que através dela temos um acesso garantido e sólido a seu Filho, saibamos pois “usar e abusar” da sua maternal disponibilidade.

JPR

Sem comentários: