A Igreja na Índia pode contar com uma multidão de instituições e com religiosos, homens e mulheres, heróicos: recordou Bento XVI recebendo na manhã desta quinta feira no Palácio Apostólico de Castelgandolfo os bispos latinos da índia em visita ad limina apostolorum.
Paroquias, escolas e orfanatos, assim como hospitais, clínicas e dispensários: uma bênção para a Igreja na Índia – sublinhou Bento XVI – expressão do amor de Deus pela humanidade através da caridade e o exemplo do clero, dos religiosos e dos fiéis leigos. Daqui o agradecimento do Papa a uma Igreja que oferece um contributo inestimável ao bem estar não só dos católicos mas da sociedade em geral.
O Santo Padre deteve-se em particular sobre o importante papel educativo louvando os esforços envidados pela inteira comunidade cristã para preparar os jovens cidadãos indianos a construir uma sociedade mais justa e prospera um empenho que desde há muito tempo caracteriza as igrejas locais na Índia.
Depois o encorajamento aos bispos a prestar a máxima atenção á qualidade da instrução nas escolas das suas dioceses para assegurar que sejam genuinamente católicas e portanto capazes de transmitir aquelas verdades e valores necessários para a salvação das almas e o desenvolvimento da sociedade.
Bento XVI prestou depois homenagem ao testemunho de religiosos homens e mulheres que muitas vezes são heróis não celebrados da vitalidade da Igreja local na Índia. Pelo seu trabalho apostólico e as vidas que conduzem – disse – são uma fonte de fecundidade espiritual para a inteira comunidade cristã.
Aos prelados indianos, conscientes das muitas dificuldades que entravam o crescimento espiritual e vocacional o Papa pediu que continuem a encorajar os jovens a considerar seriamente a vida consagrada ou sacerdotal e a falar aos seus pais para que saibam encorajá-los.
Rádio Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário