Peregrinos do Brasil, Estados Unidos e América Latina passam pela Casa do Jovem antes e depois do encontro mundial na capital espanhola
Muitos fiéis têm como ponto de partida e chegada o continente americano: EUA é o país com maior quantidade de grupos mas os mais numerosos vêm do Brasil, num total de 2500 pessoas, contou à Agência ECCLESIA o padre espanhol Angel Ramirez, diretor daquele espaço.
A Casa do Jovem, a funcionar aos sábados e domingos das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 19h00, vai abrir as portas diariamente até quinta-feira, depois de já o ter feito nos quatro dias úteis que antecederam o início da JMJ, acolhendo um total de 106 grupos, 80 dos quais passaram pela Cova da Iria antes de chegarem a Madrid.
O espaço situado sob as colunas do lado direito do santuário, onde antes se localizavam os confessionários, recebe nestes dias peregrinos de vários países, incluindo Filipinas, Iraque e também do Líbano, cujos fiéis recitam o terço em árabe ou aramaico, “a língua de Cristo”.
O sacerdote destaca também a missa em língua espanhola, às 19h15 na Capelinha das Aparições, “muito numerosa” e ao som das violas, com a participação de fiéis da América Latina, nomeadamente Argentina, Chile, Venezuela e Porto Rico.
O responsável refere que a Casa do Jovem centra-se no acolhimento de grupos, propondo-lhes que participem nas iniciativas litúrgicas promovidas pelo santuário, além de organizar diariamente dois momentos de oração, às 10h00 e 17h00, numa “capela ao jeito juvenil”.
Os jovens são também convidados a assistir a filmes sobre a história e espiritualidade de Fátima, a participar no terço, frequentemente recitado em vários idiomas, e a carregarem o andor da Virgem Maria durante as procissões que decorrem no recinto.
Os voluntários que acolhem os peregrinos, disponíveis para ouvir os jovens e conversar com eles, pertencem a cinco congregações religiosas especializadas na pastoral juvenil, bem como a organismos laicais ligados à juventude.
A 26.ª JMJ decorreu entre terça-feira e domingo sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, reunindo mais de um milhão de peregrinos, dos quais 12 mil portugueses, números que fazem desta iniciativa o maior evento juvenil da Igreja Católica.
RM
(Fonte: site Agência Ecclesia)
Sem comentários:
Enviar um comentário